De volta no blog, agora com novidades e notícias de todas as áreas!!
Pra começar, esse belo vídeo de mergulhadores ajudando uma raia manta que estava com pedaços de fios de pesca presos.
Categories » ‘meio ambiente’Retornando!!maio 2nd, 2015 by ararêDe volta no blog, agora com novidades e notícias de todas as áreas!! Pra começar, esse belo vídeo de mergulhadores ajudando uma raia manta que estava com pedaços de fios de pesca presos. Sea of Lovenovembro 18th, 2013 by ararêO australiano Pawel Achtel é um cinegrafista subaquático com mais de 15 anos de experiência. Nos últimos tempos, ele desenvolveu uma caixa estanque que ganhou prêmios por revolucionar esse tipo de filmagem, permitindo um controle melhor do equipamento, captações em 3D e maior facilidade para se aproximar de seres marinhos.
“Escondido sob as ondas, encontra-se um mundo de romance inesperado e devoção extraordinária”, escreveu ele em seu site. Atualmente trabalhando no novo filme, Sea of Love, Pawel reúne as melhores tomadas 3D de um romântico espetáculo submerso.
“Muitas vezes ignoramos a presença do amor que existe na vida dos animais marinhos, seja dentro de suas famílias ou em comunidades”, diz Pawel, que em seu filme vai explorar desde a amizade entre as baleias jubarte até a relação amorosa entre peixes e seres que nem sabíamos da existência.
Divirta-se a seguir com um teaser de Sea of Love — e perceba o sincronismo entre o áudio original e a trilha sonora. (Clique aqui para ver a versão 3D)
Sea of Love 3D IMAX film teaser from Pawel Achtel on Vimeo. This is a 2D (left eye) from 3D teaser (https://vimeo.com/75123447) for Sea of Love 3D IMAX film, which is currently in development. The entire footage was shot with two 3Deep housings that won the top international award for innovation earlier this year in the USA. Up until now, capturing cinema-quality images underwater, especially in 3D, has meant large, cumbersome and expensive equipment, large camera crews, and images dramatically degraded by the underwater optics available. It’s made it almost impossible for film-makers to get close to the very creatures they’re trying to film. And it’s never been possible to capture images that match the quality you can get above water. Our inventions change all that. Instead of following the tradition of using large glass plates or domes in front of lenses designed for use on land, Achtel has adapted the latest digital cameras and used lenses designed specially for the very different optical conditions underwater. As a result, for the first time ever, the images from our camera systems produce pin-sharp, undistorted images suitable for the biggest cinema screens in the world. Unique custom optical filtering was applied to achieve improved water clarity as well as better blue colour definition. The teaser was conformed, 3D aligned, colour matched and graded at Sound Firm in Sydney (at Fox Studios) using the first 4k Mistika system in Australia. Enjoy! Fonte: Go Outside Observação de baleias proibida em SCjulho 14th, 2013 by ararêTribunal Regional Federal da 4º Região mantém a suspensão do Turismo de Observação de Baleias Francas no litoral de Santa Catarina.5 JULHO 2013
Considerando a preservação das baleias franca a finalidade preponderante da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA), o Tribunal Regional Federal 4ª Região confirmou, nesta terça feira (02/06), a suspensão do Turismo de Observação de Baleias determinado pela Justiça Federal de Laguna em maio. Na ação civil pública movida pelo Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) em 2012 contra o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ficou comprovado que não existem estudos sobre a viabilidade ambiental da atividade, mesmo que a APA tenha sido fundada há treze anos. “(…) a preocupação em não só estimular a educação ambiental, como menciona o ICMBio, e em proteger a atividade econômica dos trabalhadores que dela dependem mas, principalmente, a necessidade de se preservar a espécie em unidade de conservação em que é imprescindível o devido licenciamento ambiental. As fotos juntadas pelo peticionante ISSB demonstram que a ação antrópica pode colocar em risco a reprodução dos cetáceos”, fundamenta o Desembargador Federal Fernando Quadros da Silva na decisão que negou o pedido de retorno da atividade pelo ICMBio. As baleias franca constam no Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas de Extinção do IBAMA, sendo esta a condição mundial desses cetáceos o que levou diversos países a proibirem a utilização de barcos para a sua observação. Dois fatores justificam essa proibição, a espécie possui o hábito de permanecer a menos de 20 metros da faixa terrestre, e procuram as enseadas para constituir seus berçários, tornando-se mais vulneráveis ao molestamento. “Eu não imaginava outra decisão do Tribunal. Desde o momento em que o ICMBio admitiu na ação judicial de que não existem estudos sobre essa atividade que gera impactos direitos nas baleias franca que a situação não se alterou, mesmo que a APA siga afirmando que eles existem”, comenta a advogada do ISSB Renata Fortes, e conclui “A necessidade de análise da viabilidade não parte de uma exigência do ISSB, mas do cumprimento da legislação e, para quem realmente se importa com as baleias, exigir o esclarecimento dos impactos é uma questão de coerência. Antes de serem consideradas recursos financeiros, as baleias são seres vivos.” “O Poder Judiciário está atento às causas ambientais e a decisão vem corroborar a crescente preocupação na proteção do meio ambiente, um direito de todos. Neste caso específico, a alegação de prejuízos econômicos não pode se sobrepor a preservação de uma espécie ameaçada de extinção, principalmente, pela possibilidade da realização do turismo de avistamento de baleias franca por terra, em vários pontos da região, bem como a execução de monitoramento aéreo e também terrestre, para fins de censo de identificação visual” – pondera Luiz André Albuquerque, coordenador jurídico do ISSB.
Fonte: Sea Shepherd Tsunami nas Ilhas Salomãofevereiro 6th, 2013 by ararêCardumesjaneiro 31st, 2013 by ararê
|