Entrar



Archive for março, 2011

Radioatividade é detectada em lençol de água

março 31st, 2011 by

Mostra de água retirada sob o reator 1 da central nuclear de Fukushima revelou um nível ‘10.000 vezes superior’ à norma legal, segundo um porta-voz da Tepco

Iodo radioativo foi descoberto num lençol d’água situado a 15 metros sob a central nuclear acidentada de Fukushima, declarou na noite desta quinta-feira o operador da usina, a Tokyo Electric Power (Tepco). Uma mostra de água retirada na quarta-feira às 11h10 (23h10 de Brasília) sob o reator 1 da central revelou uma taxa de 430 becqueréis por centímetro cúbico, nível “10.000 vezes superior” à norma legal, precisou um porta-voz da empresa. Becquerel é a unidade que mede o quanto de radioatividade ainda resta nos materiais através do tempo.

“Não há nenhuma dúvida que se trata de uma cifra elevada”, destacou porta-voz. Ele não descarta, no entanto, a possibilidade de que essa taxa seja revista na sexta-feira. O iodo 131 também foi descoberto em grande quantidade na água do mar, perto da central Fukushima Daiichi, onde a Tepco mediu nesta quinta-feira uma concentração de iodo radioativo 4.385 vezes superior à norma legal.

Trata-se do nível mais importante desde o começo do acidente na central de Fukushima, desencadeado por um terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami que provocaram uma pane nos sistemas de resfriamento dos reatores.

Para manter o combustível a uma temperatura inferior ao ponto de de derretimento das varetas de combustível, centenas de operários, bombeiros e soldados derramam dia e noite milhares de toneladas de água nos reatores. A consequência disto é que enormes quantidades de água contaminada se infiltram nas galerias subterrâneas e escorrem para o Oceano Pacífico.

(Com agência France-Presse)


Fonte: Veja.com

Primeira perfuração no Golfo após incidente da BP é autorizada

março 31st, 2011 by

drilling.jpg

Os Estados Unidos autorizaram nesta quarta-feira a primeira perfuração de um novo poço petroleiro no Golfo do México, após o desastre ecológico produzido pela explosão de um poço da empresa BP que liberou no mar 4,9 milhões de barris em abril de 2010.

O Escritório de Administração, Regulamentação e Supervisão de Energia Oceânica dos Estados Unidos (Boemre, na sigla em inglês) informou através de um comunicado que autorizou a empresa Shell Offshore a começar as operações de perfuração no Bloco Garden Banks 427, a 900 metros de profundidade.

O poço se encontra a 220 quilômetros ao sul do litoral da Louisiana.

“A permissão desta quarta-feira representa o fim de um processo amplo de revisão do plano de prospecção, uma avaliação do meio ambiente e a solicitação de perfuração, todas as quais cumpriram os rigorosos padrões ambientais e de segurança”, disse Michael R. Bromwich, diretor do Boemre.

“A finalização deste processo demonstra que procedemos o mais rápido que podemos para permitir uma adequada regulação das operações petrolíferas do modo mais seguro e responsável com o meio ambiente”, acrescentou.

Entre os requisitos exigidos, a Shell possui capacidade demonstrada para conter um vazamento submarino, explicou o Boemre.

Nas últimas semanas, as autoridades dos EUA haviam permitido a retomada dos trabalhos de perfuração de diversos projetos que já se encontravam em andamento no momento da explosão do poço Deepwater Horizon e que foram paralisados.

A Administração do presidente Barack Obama decidiu levantar no mês de outubro a moratória sobre perfurações em águas profundas, emitida em maio de 2010, no meio de intensas pressões da indústria e de protestos pelo prejuízo econômico que significava para a região.

Com as informações – EFE

Por Rodrigo Cintra

Fonte: Portal Marítimo

O importante é navegar

março 30th, 2011 by

Não interessa aonde nem como…


Frente fria chega em Santa Catarina

março 29th, 2011 by

Em Florianópolis as nuvens carregadas e o vento chegaram ontem (28/03) a tarde. Muito vento sul, chuva e queda na temperatura…

Deve começar a melhorar só pela quinta-feira…

Para alegrar o domingo…

março 27th, 2011 by

Vi lá no Encontre Dicas

Porque amanhã é sábado!!!!

março 25th, 2011 by

Bom final de semana para todos!!

Exposição Náutica

março 25th, 2011 by

Em parceria com o Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, o Floripa Shopping realiza uma mostra de um esporte que é a cara da cidade.

O Floripa Shopping preparou uma exposição especial de barcos de vela. Aberto para visitação até o dia 30 de março, a mostra conta com sete modelos de embarcação além de detalhes com as diferentes categorias das competições e modelos.

A idéia de trazer a exposição de barcos para o Floripa Shopping tem total sinergia com o conceito sustentável que possui o empreendimento, já que o Floripa Shopping tem o Preserva Floripa , um sistema de gestão ambiental e é o único shopping do Sul do país com certificação Iso 14001 e realiza ações com foco nas datas ambientais.

Em março temos o Dia Internacional da Água, no dia 22, e os esportes a vela trazem consigo esta consciência  ambiental, já que é um esporte que apenas utiliza o vento para impulsionar e ganhar a velocidade necessária a prática da modalidade.Expostos na Praça de Eventos do empreendimento, os barcos estarão em fácil acesso e visualização ao público para que possa ver as embarcações em detalhes.

Entre os modelos que poderão ser vistos pelo público, estará o Optimist, também conhecido como barco escola, desenvolvido para crianças entre sete e 15 anos, e o único que possui limite de idade. Os outros modelos podem se adaptar à preferência do velejador: velocidade, estabilidade ou prazer.A mostra está aberta para visitação do dia 16 ao dia 30 de março.

Moradores de ilha tentam salvar 20 mil pinguins atingidos por petróleo

março 24th, 2011 by

Bichos sofrem com óleo derrubado por navio que encalhou no arquipélago.
Navio deve ser enviado da Cidade do Cabo com suprimentos para animais.

Da France Presse
pinguim (Foto: Trevor Glass/ RSPB/ AP)
Ilha no Atlântico é o maior habitat para espécie de pinguim no mundo. (Foto: Trevor Glass/ RSPB/ AP)

Uma corrida para resgatar mais de 20 mil pinguins ameaçados por um derramamento de petróleo na ilha britânica de Tristão da Cunha, isolada do Oceano Atlântico, teve início nesta quinta-feira (24) depois que um navio cargueiro encalhou no local em 16 de março.

Pinguins-de-penacho-amarelo estão cobertos de óleo e começaram a ser recolhidos e alocados em um galpão para receberem tratamento, limpeza e depois voltarem ao hábitat natutal.

“Quinhentos pinguins foram levados à costa em Tristão nesta manhã”, afirmou o administrador da ilha, Sean Burns, em comunicado publicado na internet.

O fluido especial para a limpeza dos animais, porém, está acabando, o que obrigará outro navio a sair da Cidade do Cabo para fazer uma viagem de dias e 2.800 quilômetros até o local.

“Um próximo passo crucial confirmará um segundo navio que partirá da Cidade do Cabo com todo o equipamento necessário para limpar as aves, mantê-las saudáveis e possivelmente devolvê-las ao oceano”, disse Burns. “Será uma corrida contra o tempo”.

O navio MS Oliva, de bandeira maltesa, ficou encalhado na ilha de Nightingale em 16 de março. O navio fazia uma viagem do Brasil para Cingapura e era comandado por um capitão grego e com equipe de 21 filipinos a bordo, todos resgatados com segurança. A embarcação rompeu-se, dividindo-se em duas partes.

“Infelizmente, as aves não podem ser alimentadas até que o navio da África do Sul chegue com o abastecimento de peixe congelado, junto com uma equipe de limpeza especializada e outros suprimentos”, afirmou John Cooper, do conselho de conservação de aves da Austrália.

“As informações sobre esse segundo navio e a data de sua chegada ainda são aguardadas”, disse em comunicado. O arquipélago é habitat da maior parte dos pinguins Rockhopper existentes no mundo. Tristão e Cunha é uma ilha vulcânica com 263 residentes britânicos descritos como a comunidade mais isolada do mundo, mas tem hotéis, aeroporto, clubes noturnos e restaurantes.

Fonte: G1

>Vi a dica do vídeo lá no CONJUMINANDO!

Hoje é feriado!!

março 23rd, 2011 by

Dia de aproveitar a folga e não fazer nada….

Barco com turistas vira e mata 2 nas cataratas de Iguaçu

março 21st, 2011 by

O Parque Nacional do Iguaçu, que abrange as Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro, confirmou duas mortes em um acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira no lado argentino das quedas d’água. Além disso, uma pessoa está desaparecida. Uma das vítimas fatais é uma turista americana.

Um barco da empresa argentina Iguazu Jungle Explorer, que faz o passeio nas Cataratas, virou próximo da queda de San Martin, a segunda mais forte do conjunto – perdendo apenas para a Garganta do Diabo. O local tem forte correnteza. Ainda não se sabe os motivos do acidente.

De acordo com o parque, o piloto do barco teve um infarto e foi encaminhado para um hospital de Foz do Iguaçu (PR). Os outros passageiros ficaram feridos.

O acidente ocorreu por volta das 11h, quando sete passageiros mais o piloto ocupavam o barco. Os sobreviventes, que usavam colete salva-vidas, nadaram até pedras próximas da queda e aguardaram o resgate. O Parque Nacional do Iguaçu informou que não é possível confirmar a nacionalidade dos outros ocupantes da embarcação.

Além da Marinha da Argentina, auxiliaram nas buscas e no salvamento equipes das concessionárias brasileiras de passeios de barco e do próprio Parque Nacional do Iguaçu. Foram utilizados barcos, botes, rapel e até helicópteros na operação de resgate, que durou cerca de duas horas.

Fonte: Terra