Entrar



Archive for junho, 2012

Hoje é sexta-feira!!

junho 29th, 2012 by

Dia de se preparar para o final de semana!

.

.

.

.

.

.

.

.

Porto Belo

junho 28th, 2012 by

Porto Belo é seguramente um dos grandes centros náuticos de Santa Catarina. Várias marinas e garagens náuticas oferecem todos os tipos de serviços.

A região também é excelente para a navegação, com muitas enseadas e baías abrigadas e boas para fundeio. Uma boa opção para passeios, principalmente fora da temporada de verão, quando a região fica lotada.

O Centro Náutico Porto Belo oferece serviços de rampa e lavagem por dia, para quem quiser aproveitar a região sem navegar até lá. é só levar o barco ou jet até lá e se divertir, o trabalho é por conta da equipe da marina, que atende muito bem.

Abaixo algumas fotos da região:

.

.

.

.

.

.

.

.

Fenômeno “El Niño” está se formando!

junho 28th, 2012 by

O El Niño está de volta !!! Dados de monitoramento divulgados nesta quarta revelaram que a anomalia positiva de temperatura da superfície do mar na região central do Pacífico Equatorial acaba de atingir os valores característicos do fenômeno e que devem ser confirmados pelo boletim semanal da próxima segunda-feira do NOAA (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera) dos Estados Unidos.

Mapa global de anomalia de temperatura da superfície do mar registrado em 26 de junho exibe a “língua” característica de El Niño de águas mais quentes que a média estendendo-se do Pacífico Leste ao Pacífico Central na região equatorial.

A anomalia de temperatura da superfície do mar (TSM) na chamada região Niño 3.4 (Pacífico Central) acaba de atingir +0,7ºC, além do patamar mínimo de +0,5ºC para definição de condições oceânicas de El Niño, confirmando a expectativa da MetSul de uma condição iminente de fase quente no Pacífico. Para que haja, porém, a caracterização de episódio de El Niño, tais condições devem permanecer durante os próximos meses, o que se espera ocorra.

Modelos climáticos analisados pela MetSul sinalizam condições Niño no decorrer do segundo semestre. A grande questão pendente é qual vai ser a intensidade do El Niño. A maioria dos modelos projeta um evento fraco, mas a MetSul não afasta um episódio de intensidade moderada, tal como se deu em 2009/2010. Com a PDO (Oscilação Decadal do Pacífico) negativa há 24 meses seguidos, a maior propensão seria para um evento fraco, contudo a fase negativa da PDO não foi fator impeditivo para o Niño moderado de 2009/2010.

Projeção de anomalia de temperatura da superfície do mar para o último trimestre do ano do modelo climático americano

A última ocorrência de El Niño foi no segundo semestre de 2009 e no início de 2010. Historicamente, o aquecimento do Pacífico traz aumento da chuva para o Rio Grande do Sul, o que se projeta para as próximas semanas e meses. Na segunda metade de 2009, o Estado foi castigado por muita chuva, enchentes e freqüentes temporais. Com o El Niño, cresce o risco dos gaúchos enfrentarem períodos de chuva em excesso no restante deste ano e parte de 2013.

Capas de jornais do segundo semestre de 2009

Outra conseqüência esperada, sobretudo a partir do fim do inverno e do começo da primavera é um aumento substancial na ocorrência de temporais, alguns de intensidade severa a destrutiva em pontos localizados. Em 2009, última vez que o El Niño atuou na segunda metade do ano, registrou-se o tornado F-4 na fronteira do Brasil com a Argentina, no Oeste de Santa Catarina (Guaraciaba). O Rio Grande do Sul e Santa Catarina ainda sofreram com eventos de chuva intensa e cheias de rios. Clientes da MetSul recebem boletim detalhado sobre os possíveis impactos do El Niño com os mapas de tendências. (Colaborou Alexandre Aguiar com a pesquisa dos jornais)

Por: Professor Eugenio Hackbart Junho, 27-06-2012

Fonte: MetSul


Stand Up Paddle

junho 26th, 2012 by

Não parece tão difícil. No vídeo…


Um dia na praia

junho 26th, 2012 by

Todos se divertem!!
Talvez o carangueijo não muito…

Via YouTube

Fugindo do assunto

junho 25th, 2012 by

Não pude deixar de compartilhar esse lindo vídeo da BMW M5 “Bullet”.

Super velocidade e super câmera lenta.


Mulheres de (com) areia…

junho 25th, 2012 by

Pra começar bem a semana e mandar um abraço para os novos seguidores do blog!!

Praia = mulheres cobertas de areia…

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Universidade recebe pinguins resgatados em praias no Norte de Santa Catarina

junho 22nd, 2012 by

Laboratório da Univali faz atualmente o tratamento de pelo menos cinco dessas aves

Alguns pinguins sofrem com a contaminação por óleo
Foto:Univali / Divulgação

Nessa época do ano, Santa Catarina recebe em seu litoral visitantes do extremo sul da América do Sul. Os pinguins vem da Patagônia, direcionados pelas correntes das Malvinas e tempestades oceânicas.

E hoje pelo menos cinco deles estão em tratamento no Laboratório de Reabilitação de Aves Marinhas do Centro de Ciência Tecnológica da Terra e do Mar (CTTMar), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Penha, no litoral Norte do estado.

Gilberto Caetano Manzoni, coordenador do laboratório, explica os animais recebidos pelo laboratório estão em boas condições de saúde e que, provavelmente, apenas se perderam do bando. Se a recuperação ocorrer de acordo com o previsto eles devem ser encaminhados para a sede da Policia Ambiental, em Florianópolis, até a terça-feira.

Essa, no entanto, não é a realidade da maioria das aves que chegam ao Estado, conta o pesquisador. Ele explica que, na jornada dessas aves, algumas, sofrem com a contaminação por óleo, que os compromete tanto interna como externamente.

— O óleo danifica a função de impermeabilidade das penas fazendo com que a água alcance a pele do animal. Consequentemente, as aves sentem frio pela queda da temperatura corporal. Nesse momento ele sai da água para se aquecer -—, diz.

Quando deixam a água, acabam gastanto muita energia para manter a temperatura do corpo, e enfraquecem.

Moradores da região ou órgãos ambientais, ao encontrarem os “visitantes” nesses condições, devem entrar em contato com o Laboratório de Reabilitação de Aves Marinhas do CTTMar/Univali.

Esse laboratório é responsável pelo monitoramento das ocorrências e recuperação das aves marinhas debilitadas que ocorrem na região. O telefone é (47) 3345-5980.

A NOTÍCIA

Começou o inverno!!!

junho 21st, 2012 by

Muito frio por aqui, mas no hemisfério norte o verão está começando…

.

.

.

.

.


GoPro – é só adicionar água!!!

junho 20th, 2012 by

Via YouTube