Entrar



Archive for julho, 2012

Novo vírus da gripe é encontrado em focas

julho 31st, 2012 by

Variedade H3N8 pode se transmitir entre mamíferos e atingir seres humanos

Novo tipo de vírus da gripe pode ter sido responsável pela morte de 162 focas em 2011 (Thinkstock)

Um novo tipo de vírus da gripe foi encontrado em focas dos Estados Unidos e pode representar um perigo à saúde humana, diz um estudo publicado na revista virtual mBio, que pertence à Sociedade Americana de Microbiologia. O vírus Influenza H3N8 foi encontrado em focas mortas na região de New England, e possuía mutações que permitiam sua transmissão entre mamíferos.

Segundo os pesquisadores, é importante monitorar a evolução desse tipo de vírus Influenza, pois isso pode prevenir o surgimento de novas pandemias no futuro. “Existe uma preocupação pelo fato de termos um novo vírus transmissível entre mamíferos, ao qual os humanos ainda não foram expostos”, diz Anne Moscona, pesquisadora do Weill Cornell Medical College, e editora do estudo.

A pesquisa analisou o DNA de um vírus que esteve associado à morte de 162 focas em 2011. Autópsias realizadas em cinco desses animais revelou que eles provavelmente haviam morrido por conta da infecção. O H3N8 descoberto é muito parecido com uma cepa do vírus da gripe que circula entre os pássaros da América do Norte desde 2002.

Ao contrário da variedade encontrada entre as aves, a que atingiu as focas possuía adaptações para viver em mamíferos, além de conter mutações conhecidas por fazer os vírus da gripe mais transmissíveis. Também foi descoberto que ela tinha a habilidade de se ligar a um receptor conhecido como SAg-2,6, encontrado no sistema respiratório humano.

Os autores defendem que o surgimento de novos tipos de Influenza capazes de se transmitir entre humanos deve ser uma preocupação constante para os cientistas. Como exemplo, eles citam o caso do H1N1, que apareceu em 2009 provavelmente a partir de um rearranjo de alguns vírus encontrados em pássaros, porcos e humanos.

Segundo Anne Moscona, a possibilidade de um novo vírus da gripe surgir entre focas não havia sido considerada antes, mostrando que ele pode aparecer de modos inesperados. “A gripe pode surgir de qualquer lugar e devemos estar mais alertas do que pensávamos antes. Nós precisamos ser ágeis em nossa habilidade de identificar e entender os riscos potenciais apresentados por novos vírus surgindo de fontes inesperadas”, diz Moscona.

Fonte: Veja

Família Schürmann constrói novo veleiro em estaleiro de Itajaí

julho 30th, 2012 by

O roteiro escolhido e a data para o início da próxima expedição ainda são sigilosos

O capitão Vilfredo decidiu construir o próprio barco em um estaleiro às margens do Itajaí-Açu

Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS

Uma nova aventura ao redor do mundo está nos planos da Família Schürmann. O roteiro escolhido e a data para o início da próxima expedição ainda são sigilosos, mas já se sabe que os velejadores contarão com um companheiro barriga-verde para navegar pelo planeta. Desta vez, Vilfredo Schürmann, o capitão, decidiu construir o próprio barco. E escolheu Itajaí para transformar o sonho em realidade.

Num estaleiro, às margens do Rio Itajaí-Açu, o novo veleiro começa a tomar forma. Por enquanto, tudo o que Vilfredo revela sobre a embarcação é que terá 24 metros de comprimento e será feita em aço. A velocidade máxima, em dias de bom vento, será de 20 nós, que equivalem a 37 quilômetros por hora. Haverá espaço para até 14 tripulantes.

A escolha de Itajaí, diz Vilfredo, levou em conta a qualidade do trabalho feito pelos estaleiros da região.

— Itajaí é um grande polo náutico brasileiro — diz o capitão.

Esta não é a primeira vez que os Schürmann recorrem aos serviços da indústria náutica local. O veleiro Aysso, companheiro de viagem da família desde a década de 80, passou os últimos dois meses em Itajaí recebendo reparos, antes de zarpar rumo à costa brasileira. A partida está prevista para agosto. Até lá, o Aysso ficará atracado no píer do Centreventos de Itajaí.

Família Schürmann pelo mundo

>> Catarinenses, os Schürmann foram a primeira família brasileira a completar a volta ao mundo num veleiro. A primeira viagem, 10 Anos no Mar, durou de 1984 a 1994, e levou Vilfredo, a mulher Heloísa e os filhos a uma década de aventuras pelos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

>> Entre 1997 e 2000, a família voltou ao mar para refazer a rota de Fernão de Magalhães. A volta ao Brasil ocorreu durante as comemorações dos 500 anos de descobrimento, na Bahia.

O SOL DIÁRIO

Fonte: ClicRBS

Criaturas do Mar (2)

julho 30th, 2012 by

Criaturas de hoje: SURFISTAS

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Praias

julho 27th, 2012 by

.

.

.

.

.

Hoje é sexta-feira!

julho 27th, 2012 by

E sexta-feira é dia de relaxar e se preparar para o final de semana!

.

.

.

.

.

.

Barcos

julho 26th, 2012 by

Grandes ou pequenos, a vela ou motor, novos ou usados.

Tudo isso não tem importância, desde que flutuem.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Criaturas do mar

julho 26th, 2012 by

Nova série no blog.

Criaturas de hoje: ELEFANTES

.

.

.

.

.

.

.

E continua a chuva…

julho 26th, 2012 by

Frio e chuva em Florianópolis..

.

Maior navio em capacidade de carga atraca em Navegantes

julho 24th, 2012 by

Cargueiro de bandeira alemã pode levar quase seis mil contêineres

Foram necessários dois práticos para executar a manobra
Foto:  Rafaela Martins  /  Agencia RBS

O Complexo Portuário do Itajaí-Açu recebeu nesta terça-feira o maior navio em capacidade de carga que já atracou na região. O cargueiro Rio de Janeiro, com 286,5 metros de comprimento e 40,1 metros de largura, aportou no início da tarde no terminal Portonave, em Navegantes.

Dois práticos e três rebocadores participaram da manobra. Apesar das dimensões do navio, que tem capacidade para quase seis mil contêineres, o giro da embarcação no canal de acesso aos portos ocorreu sem nenhum imprevisto.

O cargueiro ficará atracado na Portonave até esta quarta-feira, quando seguirá para o Porto de Itapoá, no Norte do Estado.

O navio, de bandeira alemã, trabalha na rota entre o Mediterrâneo e a Costa Leste da América do Sul.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Começou a temporada de observação de baleias

julho 23rd, 2012 by

As Baleias-Francas já começaram a chegar ao litoral de Santa Catarina.

Ainda são a segunda espécie mais ameaçada de extinção.

Saiba mais no site do Projeto Baleia Franca.



Baleias em Santa Catarina from Ararê on Vimeo.