Entrar



Archive for dezembro, 2012

Feliz Ano-Novo!

dezembro 31st, 2012 by

.

Festa de Réveillon

dezembro 30th, 2012 by

As balsas com os fogos já estão sendo instaladas, assim como a montagem do palco e toda a estrutura para a festa.

São sete balsas, com 16 toneladas de explosivos, que devem garantir pelo menos 15 minutos de queima.

Elas estão localizadas ao longo da avenida, a 300 metros da orla e com 300 metros entre elas.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Abaixo a mensagem da Capitania dos Portos de SC a respeito da navegação no local:

.

“A Capitania dos Portos de Santa Catarina informa que serão instaladas balsas para a queima de fogos alusiva ao Réveillon 2012/2013, nas proximidades da Beira Mar Norte, Canal Norte de Santa Catarina, Carta Náutica 1903.
Durante o período compreendido entre 29 de dezembro, às 10:00 horas e 01 de janeiro, às 04:00 horas, fica proibida a navegação no interior da área sinalizada por boias cegas na cor amarela, nas seguintes coordenadas:

LAT 27º 35,376’S/LONG 048º 33,743’W, LAT 27º 35,102’S/LONG 048º 33,824’W,
LAT 27º 34,680’S/LONG 048º 32,596’W e LAT 27º 34,945’S/LONG 048º 32,621’W.

Por ocasião da queima de fogos, fica proibida a navegação sob a Ponte Hercílio Luz das 23:30 horas do dia 31 de dezembro de 2012 até à 01:00 hora do dia 1º de janeiro de 2013.”

.


Lançamento da Operação Verão 2012-2013

dezembro 28th, 2012 by

Se liga, você é o Capitão!

.

.

.

.

Hoje é Sexta-feira (a última do ano)

dezembro 28th, 2012 by

Então vamos aproveitar!

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Aviso de Mau Tempo

dezembro 27th, 2012 by

A Capitania dos Portos de Santa Catarina informa que foi fornecido pela EPAGRI/CIRAM o seguinte aviso, a ser disseminado à comunidade marítima local, e recomenda atenção às embarcações que se encontram no mar.

Aviso de Mau Tempo expedido pelo Centro de Hidrografia da Marinha:

AVISO NR 1099/2012
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 1315 HMG – QUI – 27/DEZ/2012
RESSACA ENTRE AS CIDADES DE TRAMANDAÍ (RS) AND FLORIANÓPOLIS (SC) A PARTIR DE 281800 HMG. ONDAS DE SE 2.5/3.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 300000 HMG.

Aviso Meteotológico expedido pela EPAGRI-CIRAM:

Chuva significativa em SC e mar agitado entre quinta-feira e sexta-feira!


27/12/2012 11:52h

Atenção Chuva: entre os dias 27 e 29/12 o tempo continua instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos, devido à passagem de uma frente fria e a um sistema de baixa pressão que se intensifica em SC e desloca para o Litoral catarinense. Os acumulados de chuva nos próximos dias estarão entre 80mm e 160mm, com enxurradas, causando deslizamentos e alagamentos para áreas vulneráveis do Estado, como Litoral e Vale do Itajaí. Durante o dia 27/12 o tempo permanece fechado, com céu encoberto e chuva em todas as regiões de SC a chuva será persistente e mais intensa e significativa no Litoral Sul e Planalto Sul acumulando totais entre 40 e 80mm. Entre a tarde e noite de 27/12, estendendo-se pela madrugada e manhã de 28/12, a chuva será forte e persistente na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí com acumulados entre 60 e 80mm. Ressalta-se que na quinta-feira (27/12) e na manhã de sexta-feira (28/12) pontuais de chuva, em alguns bairros ou localidades podem apresentar em pouco tempo valores próximos e superiores aos 60 ou 80mm previstos para região.

No decorrer da tarde de sexta-feira a chuva persiste no Litoral Sul com menos intensidade e pode sessar no Oeste e Meio Oeste com o avanço de uma massa de ar mais seco pelo oeste do RS. Durante o sábado ainda há condições de chuva isolada e menos significativa (entre 5 e 15mm) na maior parte do estado, permanecendo mais concentrada no Planalto Norte e Litoral Norte com volumes entre 30 e 60mm.

Atenção Mar: o vento sul persistente e com intensidade moderada, e forte por alguns momentos (entre 60 e 80km/h), deixa o mar alterado com ondas mais altas, com altura de série entre 1.0m e 1.5m e os picos mais altos entre 3.0 e 4.0m entre a quinta e a sexta-feira, trazendo risco para atividades de pesca e navegação na costa catarinense.

– Laguna a Paranaguá


Atualizado: 27/12/2012 12:15 h

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Na quinta e sexta-feira encoberto com chuva e temporais na área de pesca. Ventos fortes e mar MUITO AGITADO na sexta-feira e no sábado

.

Previsão para hoje (27/12/2012) – tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SE, força 3 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE de 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Encoberto com chuva e temporais na área de pesca. Vento mais intenso a partir da noite

.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 4.0 m, mais altos ao sul de Florianópolis e afastado da costa.. Chuva moderada a forte por alguns momentos, com temporais isolados no decorrer do dia, devido à intensificação de um sistema de baixa pressão no Litoral do PR e de SC. MAR MUITO AGITADO, principalmente ao sul de Florianópolis.

Sábado, ventos de SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Aberturas de sol com mais nuvens e chuva, no início e fim do dia, devido ao sistema de baixa pressão no litoral norte de SC e PR. MAR MUITO AGITADO, principalmente ao sul de Florianópolis

.

Tendência: No domingo e segunda-feira um sistema de alta pressão no RS mantém aberturas de sol na área de pesca, com pancadas de chuva à tarde devido ao calor. Vento de S/SE de com rajadas de 30km/h. Onda de SE com picos de altura de 2.0 a 2.5 m.

Marilene de Lima e Silvia Garcêz – Meteorologistas

Atenciosamente,

Feliz Natal

dezembro 23rd, 2012 by

.

.

EMBARCAÇÕES E ÁLCOOL

dezembro 22nd, 2012 by

.


Consumo de álcool e navegar não se misturam

A mistura de álcool com a condução de embarcações é muito mais perigosa do que presumimos.

Em primeiro lugar, o álcool afeta negativamente as capacidades sensoriais e diminui o tempo de reação das pessoas. Em decorrência, as habilidades inerentes à condução de uma embarcação são degradadas pelo consumo de álcool, por exemplo:

– Percepção de profundidade – Diminuindo as capacidades de avistar outras embarcações e objetos, e de discernimento quanto ao movimento relativo, vital para evitar colisões;
– Visão periférica e noturna, e percepção de cores;
– Equilíbrio e coordenação motora;
– Compreensão e concentração; e
– Aumento da fadiga.

A perda da coordenação e capacidade de julgamento pode conduzir à incapacidade de reagir de forma adequada a uma situação perigosa numa embarcação. Os reflexos e tempo de reação em momentos críticos são retardados, bem como a capacidade de nadar, flutuar e de sobreviver em águas frias se deterioram consideravelmente.

Os efeitos do álcool são exacerbados pela exposição ao sol, presença de vento, jogo da embarcação, vibração, ruído dos motores e borrifos de água.

“NÃO MULTIPLIQUE OS RISCOS”. Jamais conduza uma embarcação sob o efeito de álcool. Se estiver numa embarcação e o condutor estiver consumindo álcool, desembarque, pois o acidente pode ocorrer a qualquer momento.

Consumir álcool e conduzir embarcações é uma atitude de extremo risco. Um acidente envolvendo um condutor alcoolizado certamente será objeto de ação penal.

Fonte: Capitania dos Portos de Santa Catarina

.

Operação Verão

dezembro 21st, 2012 by

Marinha do Brasil intensifica fiscalização em Santa Catarina


A Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) e Delegacias subordinadas de Laguna, Itajaí e São Francisco do Sul realizam de 15 de dezembro deste ano a 17 de março de 2013,ações diárias de conscientização, orientação e fiscalização a condutores de embarcações no litoral e rios navegáveis do Estado.

A Operação Verão foi concebida para intensificar a divulgação de preceitos da navegação segura, com o objetivo de salvaguardar a vida humana no mar e vias navegáveis. Adicionalmente, são realizadas inspeções navais com o propósito de fiscalizar o cumprimento das Normas da Autoridade Marítima. Essas ações são desenvolvidas em toda a orla do Estado de Santa Catarina, e em especial, nas áreas de grande concentração de embarcações de esporte e recreio.

No sentido de orientar a comunidade náutica, é realizada a instalação de placas de sinalização, boias delimitando as áreas nas quais é permitida a navegação, distribuição de material gráfico informativo e veiculação de “busdoor” e “outdoor” com mensagens educativas. Além disso, os Agentes da Autoridade Marítima em Santa Catarina, mantém estreito relacionamento com as comunidades pesqueiras, iates clubes, marinas e empresas de turismo náutico, com o objetivo de desenvolver elevados padrões de comportamento nos navegantes.

A Capitania dos Portos enaltece que a segurança da navegação requer o comprometimento de todos os envolvidos nas atividades náuticas, ou seja, é imperativo desenvolver uma “mentalidade de segurança” que garanta um verão sem acidentes de navegação.
Regras de Tráfego

São estabelecidos os seguintes limites, em áreas com frequência de banhistas, onde não houver Planos de Gerenciamento Costeiro Municipal ou Plano de Uso e Ocupação das Áreas Adjacentes às Praias, aprovados por lei municipal, conforme regulamenta a Lei Nº 7.661, de 16 de maio de 1988, que institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro – PNGC:

1) embarcações utilizando propulsão a remo ou a vela poderão trafegar a partir de cem (100) metros da linha base;

2) embarcações de propulsão a motor, reboque de esqui aquático, paraquedas e painéis de publicidade, poderão trafegar a partir de duzentos (200) metros da linha base.

As embarcações podem se aproximar para embarque ou desembarque de pessoal ou material. Neste caso, a aproximação deverá ser feita perpendicular à linha base e com velocidade não superior a 3 (três) nós, em área sem a presença de banhista.


Começou o verão!

dezembro 21st, 2012 by

Travessia do Mar de Dentro

dezembro 19th, 2012 by

Travessia Mar de Dentro # Promo from ZIRIGUIDUM on Vimeo.

Vi no Popa.com.br