Entrar



Archive for fevereiro, 2013

Família Schürmann – Expedição Oriente

fevereiro 28th, 2013 by

Famosa por ser a primeira a dar a volta ao mundo em um veleiro, a família Schurmann embarca para uma nova aventura em novembro: a Expedição Oriente, que percorrerá uma rota traçada por chineses a bordo de um barco sustentável. Além de não impactar o meio ambiente, a viagem revelará as mudanças que o homem está causando na natureza por conta de suas ações

.

.

Viciados em mar. É assim que os membros da família de brasileiros Schurmann podem ser definidos. Famosos por terem completado a primeira volta ao mundo a bordo de um veleiro, há quase 30 anos, voltam ao oceano em novembro deste ano para dar seu terceiro giro completo ao redor do planeta na Expedição Oriente.

Décadas depois da primeira viagem, muita coisa mudou: os navegantes não mais precisarão tomar banho de água salgada, graças à invenção dos dessalinizadores, e as roupas não terão que ser lavadas em baldes, com os pés, porque o veleiro agora está equipado com uma máquina de lavar. Mas a grande mudança que a família percebe são os sinais cada vez mais evidentes de que a ação humana está impactando significativamente o meio ambiente, o que levou os Schurmann a incorporar pela primeira vez, oficialmente, a sustentabilidade a sua viagem de volta ao mundo.

“Em nossa primeira expedição, por exemplo, paramos entre as ilhas do Pacífico para pescar e a quantidade de peixes ali era tão abundante que tínhamos que tirar a linha da água. Já na segunda viagem, passamos 15 dias no mesmo local e não pescamos nem um peixe sequer, por conta da pesca predatória“, conta David Schurmann, filho do casal Vilfredo e Heloisa, que acompanha os pais desde a primeira viagem de veleiro.

A mãe também vivenciou, em alto-mar, os impactos do homem na natureza: “Vimos praias que estão sendo engolidas pela água, por conta do aumento do nível do oceano, locais desmatados e muito, muito lixo. Estima-se que hoje há 100 mil toneladas de plástico no mar, o que representa dois Estados do Texas”, relata Heloísa. Ela completa: “Me lembro de quando paramos na Ilha de Henderson, no Pacífico, um local totalmente inabitado, e encontramos garrafas plásticas, sandálias e outros tipos de lixo vindos de 30 países diferentes, arrastados pelas correntes marítimas”.

Para mostrar que já é tempo de todos começarem a fazer sua parte pela sustentabilidade do planeta – por menor que seja sua iniciativa, como “esverdear o microcosmo de um barco” – a família Schurmann decidiu construir um veleiro sustentável para a Expedição Oriente que, entre outras novidades, terá:
– composteira para descarte do lixo orgânico, que será transformado em adubo para a horta mantida no barco;
– compactador de lixo reciclável;
– sistema de tratamento de esgoto;
– produção de energia eólica, solar e hidráulica e
– bicicletas capazes de produzir eletricidade, quando pedaladas.

Todo o projeto sustentável do barco foi pensando pela Solví – especializada nas áreas de resíduos, saneamento, engenharia e valorização energética -, com a intenção de mostrar que já existem tecnologias disponíveis para reduzir a pegada do homem na natureza. “O que falta é aliar essa tecnologia à vontade de mudar das empresas e governos”, diz Claudia Servulo, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social do Instituto Solví.

“Essa é a bandeira que a família Schurmann quer levantar quando zarpar na Expedição Oriente, a da sustentabilidade. Atualmente no Brasil, por exemplo, não há nenhuma imposição para que haja sistemas de tratamento de esgoto nos barcos, o que já é muito comum lá fora. Trata-se de uma medida primordial, que deve ser exigida urgentemente pela marinha do nosso país, porque descartar esgoto no mar polui o meio ambiente e ainda deixa as praias impróprias para banho”, conta Vilfredo.

A viagem está marcada para começar em 24/11 e tem duração de cerca de dois anos. No roteiro, estão lugares que a família já percorreu nas expedições anteriores – e quer voltar para saber como estão – e locais nunca antes velejados por eles, como a Antártica, as ilhas do sul do Japão e as Ilhas Chagos, que são consideradas um patrimônio da humanidade. A rota é a mesma percorrida por chineses, há séculos, durante uma viagem que, especula-se, pode ter sido a primeira feita ao redor do mundo, antes mesmo dos europeus – daí a denominação de Expedição Oriente.

O nome do veleiro sustentável também foi pensado com carinho: será Kat, uma homenagem à filha do casal Vilfredo e Heloisa, que faleceu em 2005, vítima de HIV (saiba mais em: A comovente história de Heloísa Schurmann). A atitude será uma maneira de ter a menina junto da família durante a expedição que, dessa vez, além deVilfredo, Heloisa, David e Pierre, terá a presença integral do filho Wilhelm e do netoEmmanuel, que será o primeiro membro da terceira geração dos Schurmann a embarcar em uma viagem de volta ao mundo em um veleiro.

Para quem quiser acompanhar as aventuras da família em alto-mar, elas serão transmitidas, diariamente, pelo site do projeto e, também, divulgadas nas redes sociais, como Facebook. Os interessados também terão a chance de baixar um aplicativo para smartphones e poderão embarcar na viagem em barcos virtuais criados a partir de técnicas de gamification. Boa viagem!

.

Débora Spitzcovsky
Planeta Sustentável – 28/02/2013


Previsão para o mar

fevereiro 26th, 2013 by

A Capitania dos Portos de Santa Catarina informa que foi fornecida pela EPAGRI/CIRAM a seguinte previsão, a ser disseminada à comunidade marítima local, e recomenda atenção às embarcações que se encontram no mar.

Previsão para a navegação e pesca – Laguna a Paranaguá

Terça-feira, ventos de SW a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável com chuva na área de pesca, especialmente no setor norte.

Quarta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Chuva isolada especialmente no período noturno com aberturas de sol em toda a área.

Quinta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 m. Sol entre nuvens e chance de chuva isolada à noite na área de pesca.

Tendência: Na sexta-feira e no sábado, sol entre nuvens na área de pesca. Vento de NE com rajadas de 40 a 60km/h. Ondulação de S com picos de 1.5 m.

Como NÃO se deve tirar um barco da água

fevereiro 25th, 2013 by

Pegando carona no Tubarão Branco

fevereiro 19th, 2013 by

Uma praia quase escondida – vídeo adicionado!

fevereiro 17th, 2013 by

Fica em frente a Ilha de Anhatomirim (Governador Celso Ramos, SC) e está quase sempre deserta.

É bem abrigada do vento norte/nordeste e uma boa opção de fundeio. Os pescadores a chamam de Praia do Porto.

Para chegar:

27º25’22″S

48º34’03″O

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Fotos: Ararê
.

Wakeboard com golfinhos

fevereiro 15th, 2013 by

No Golfo da Califórnia

Previsão para o mar

fevereiro 15th, 2013 by

A Capitania dos Portos de Santa Catarina informa que foi fornecida pela EPAGRI/CIRAM a seguinte previsão, a ser disseminada à comunidade marítima local, e recomenda atenção às embarcações que se encontram no mar.

Previsão para a navegação e pesca – Laguna a Paranaguá

Sexta-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m. Predomínio de nuvens e chuva isolada na área de pesca devido a um sistema de baixa pressão próximo do Litoral de SC.

Sábado, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m. Variação de nuvens com aberturas de sol e chuva isolada na área de pesca, especialmente na madrugada, início da manhã e da tarde para noite.

Domingo, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m. Sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite, típicas de verão.

Tendência: Na segunda e terça-feira, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite, típicas de verão. Vento de E/NE com rajadas de 40km/h. Ondulação de E/NE com picos de 1.5 m.

.

.

.

Nuvens em Florianópolis

fevereiro 14th, 2013 by

Foto: Ararê

Olha a onda!!

fevereiro 13th, 2013 by

Recomendo assistir em tela cheia!

BIGGEST TEAHUPOO EVER- WWW.CHRISBRYANFILMS.COM from Chris Bryan on Vimeo.

Imagens incríveis!

fevereiro 12th, 2013 by