Archive for março, 2013
Feliz Páscoa! – Atualizado!
março 29th, 2013 by ararêPrevisão para o mar – Aviso aos navegantes
março 19th, 2013 by ararêA Capitania dos Portos de Santa Catarina informa que foi fornecida pela EPAGRI/CIRAM a seguinte previsão, a ser disseminada à comunidade marítima local, e recomenda atenção às embarcações que se encontram no mar.
Previsão para a navegação e pesca – Laguna a Paranaguá
Terça-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais fortes no final do dia e ao sul de Florianópolis. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m, mais elevadas no final do dia e ao sul de Florianópolis. Céu encoberto com chuva na área de pesca devido umidade que vem do mar.
Quarta-feira, ventos de NE, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 90 km/h, mais fortes no final do dia e ao sul de Florianópolis. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 4.0 m, mais elevadas no final do dia e ao sul de Florianópolis, mar muito agitado a grosso. Perigo a qualquer tipo de atividade. Céu encoberto com chuva moderada a forte no decorrer do dia na área de pesca devido a presença frente fria e um ciclone extratropical associado.
Quinta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de E a NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 4.0 m, mar muito agitado a grosso. Perigo a quaisquer tipo de atividade. Uma frente fria com ciclone extratropical associado deixa o tempo instável com chuva ao longo do dia na área de pesca.
Tendência: Na sexta-feira e sábado, tempo mais estável com sol entre nuvens devido a presença de um sistema de alta pressão na região da pesca.Vento SW/S com rajadas de 50 a 60km/h, mais intensas na sexta. Mar muito agitado com picos de 2.5 a 3.5 m.
.
AVISO AOS NAVEGANTES
A Capitania dos Portos de Santa Catarina informa que será realizado no próximo dia 23 de março, sábado, o evento Ricaldinho da Ilha, com saída prevista às 1200 horas do Iate Clube Veleiros da Ilha até o trapiche nas proximidades do Clube Náutico Francisco Martinelli.
Recomenda-se cautela, e determina-se que o trânsito sob as pontes Pedro Ivo e Colombo Salles não poderá ser realizado pelo vão central, e tampouco pelos vãos laterais em direção à Ilha, tendo em vista a possibilidade iminente da queda de placas de concreto da Passarela da Ponte Colombo Sales.
Nesse sentido, esta Capitania orienta que a navegação sob as referidas Pontes seja realizada pelos vãos laterais em direção ao continente.
Atenciosamente,
O mar continua agitado!
março 14th, 2013 by ararêA Capitania dos Portos de Santa Catarina informa que foi fornecido pela EPAGRI/CIRAM o seguinte aviso, a ser disseminado à comunidade marítima local, e recomenda atenção às embarcações que se encontram no mar.
Mar agitado no Litoral de SC
O mar permanece agitado no Litoral de SC, desfavorável a atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações. A altura de onda está em torno de 2.0m próximo à costa e 2.5m a 3.0m em áreas afastadas, mas diminui a partir da noite. Associado a maré astronômica mais alta a tarde (entre as 14:30h e 16:30h) podem ocorrer alagamentos temporários na costa de SC, principalmente em Itajaí e no sul da Ilha de Florianópolis, via de acesso ao aeroporto (Diomício Freitas).
.
Previsão para a navegação e pesca – Laguna a Paranaguá
Quinta-feira, ventos de S a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m, mais altos afastado da costa. Nebulosidade variável, com aberturas de sol e chuva isolada com formação de nevoeiros especialmente no período noturno. Risco de ressaca.
Sexta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável, com aberturas de sol e chuva isolada com formação de nevoeiros especialmente no período noturno.
Sábado, ventos de NE a SE, força 2 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 3.0 a 4.0 m, mais altos a partir da tarde. Nebulosidade variável, com aberturas de sol e chuva isolada com formação de nevoeiros especialmente no período noturno.
Tendência: No domingo e segunda-feira, um sistema de baixa pressão se forma no litoral de SC, deixando o céu encoberto com chuva que por momentos tem intensidade moderada a forte na área de pesca. Vento de SE com rajadas de 50 a 60km/h. Mar agitado a grosso, com onda de SE/E com picos 2.5 a 4.5m.
Alerta de ressaca
março 11th, 2013 by ararêA Capitania dos Portos de Santa Catarina informa que foi fornecido pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) o seguinte aviso, a ser disseminado à comunidade marítima local, e recomenda atenção às embarcações que se encontram no mar.
AVISO NR 141/2013
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 1700 HMG – SEG – 11/MAR/2013
RESSACA ENTRE AS CIDADES DE LAGUNA (SC) E FLORIANÓPOLIS (SC) A PARTIR DE 121200 HMG.
ONDAS DE S/SE 2.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 140000 HMG.
Atenciosamente,
Alerta da Defesa Civil
março 9th, 2013 by ararê09 de março de 2013 | |||
Fonte: Epagri/Ciram (www.ciram.epagri.sc.gov.br). Condição de tempo melhora nas próximas horas e há risco de de temporal isolado a partir das 17hs em todo Estado e risco de deslizamentos entre a Gde Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí. Nestas Regiões foram registrados acumulados significativos em algumas áreas, como em Camboriú (221 mm), Itajaí (159 mm) e Florianópolis (85 mm). No domingo a passagem de frente fria (no domingo) mantém o tempo instável em SC, com muitas nuvens, chuva moderada a forte por alguns momentos, com risco de temporais isolados (chuva forte, ventania e granizo) especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral. Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo: permanecer em em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas plublicitarias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. Alagamentos, inundações e enxurradas: deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816. |