Entrar



Furacão Earl se afasta do Caribe e vai rumo à costa dos EUA

terça-feira, agosto 31st, 2010 by
Foto tirada do espaço pelo astronauta da Nasa Douglas H. Wheelock mostra o furacão Earl ganhando força
Foto: Reprodução

O perigoso furacão Earl, de categoria quatro, se afasta das Pequenas Antilhas e de Porto Rico nesta terça-feira, sem causar grandes danos, e ameaça agora atingir o litoral leste dos Estados Unidos, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA. Com ventos máximos sustentados de 215 km/h, o furacão Earl está com trajetória noroeste e em dois dias pode causar estragos na Geórgia e nas Carolinas.

Pelo último boletim do NHC das 8h (horário de Brasília), o Earl está 280 km ao noroeste de San Juan, em Porto Rico. O NHC acredita que o furacão possa se fortalecer porque o mesmo se desloca pelas águas quentes do Caribe em uma trajetória noroeste.

As condições meteorológicas no Caribe norte devem melhorar nesta terça, mas pequenas ilhas podem ser afetadas a partir de amanhã pela tempestade tropical Fiona, com ventos de 65 km/h. O NHC prevê que o Fiona continuará como tempestade e que não alcançará intensidade de furacão, e seguirá trajetória norte-noroeste em direção ao norte do Caribe.

Fiona, a sexta tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico, formou-se na segunda-feira, no leste das Pequenas Antilhas. Na atual temporada de ciclones do Atlântico, que começou em 1º de junho e vai até 30 de novembro, devem se formar cerca de seis tempestades tropicais e três furacões.

A Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) atualizou sua previsão e ratificou a formação de 14 a 20 tempestades e de oito a 12 furacões que podem atingir os EUA, o Caribe, América Central e o Golfo do México. Os meteorologistas ressaltaram está que será uma temporada “muito ativa” porque, desses furacões, entre quatro e seis poderiam ser de grande intensidade, com ventos superiores a 177 km/h.

Barco é atingido por grandes ondas na passagem do furacão Earl por Tortola, nas Ilhas Virgens Britânicas
Foto: AP

Cerca de 270 pessoas foram evacuadas na República Dominicana depois que suas casas foram atingidas pelas chuvas e os fortes ventos provocados pelo furacão Earl de categoria 4, que castigou várias ilhas do Caribe.

Do total dos afetados, 250 estão em abrigos oficiais e o restante em casas de familiares e amigos, segundo um comunicado do centro de operações de emergências (COE), que cifrou em 50 as casas atingidas pelo temporal.

A passagem do furacão pelo Caribe também causou estragos nas Ilhas Virgens Britânicas nesta terça-feira. Ontem, o fenômeno já havia derrubado árvores e causado o bloqueio de estradas na ilha de Antígua.

O COE ratificou nesta terça-feira o alerta vermelho para as áreas baixas do litoral norte e leste do país diante do fortalecimento do furacão Earl que, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA segue em direção à costa leste americana.

Fonte: Terra

Comments are closed.