Entrar



Furacão Earl se aproxima dos EUA

quinta-feira, setembro 2nd, 2010 by

O furacão Earl se intensificou nesta quinta-feira (20 no Atlântico, com ventos de 230 km/h, e se aproxima da costa leste dos Estados Unidos, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), que tem sede em Miami.

O furacão deve passar na noite desta quinta-feira perto ou sobre um grupo de ilhas na Carolina do Norte, onde as autoridades divulgaram alertas que vão até Massachusetts.

Às 19h do horário de Brasília, o centro do Earl estava 575 ao sul de Cabo Hatteras, Carolina do Norte, onde alguns moradores já receberam ordem de retirada, e 1.315 km ao sul-sudoeste de Nantucket, Massachusetts.

O furacão segue no sentido norte-noroeste. “Earl é um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson”, destacou o NHC. A escala vai até cinco e mede a força dos ventos.

“Esperamos uma perda de força gradual, mas continuará sendo um furacão potente ao se aproximar da costa americana”, explica um comunicado do NHC.

Atrás do Earl está a tempestade tropical Fiona, com ventos de até 85 km/h, que ameaça o arquipélago de Bermudas.

Além disso, outra tempestade tropical, Gaston, avança no Atlântico e está 2.400 km a leste das Antilhas.

A temporada de furacões no Atlântico norte vai de junho a novembro e tem como período mais perigoso os meses de setembro e outubro.

Fonte: Globo.com

Um fator determinante para a trajetória de Earl é uma importante frente fria que está se deslocando agora pela área continental dos Estados Unidos. Se a frente for rápida no seu avanço, a tempestade pode ficar mais distante da costa. Se a frente diminuir seu ritmo de avanço, o que é mais provável, a tendência é que o ciclone tropical se dirija mais para Leste e cause mais problemas na costa.

A expectativa é que Earl percorra pelo mar toda a costa Leste dos Estados Unidos, trazendo muita chuva, vento intenso e erosão costeira com forte ondulação nas regiões costeiras. A região dos chamados Outer Banks, um conjunto de ilhas na costa do estado da Carolina do Norte, deve ser a mais afetada. Cape Hatteras tende a sofrer com a força de Earl. A costa da Virgínia promete ser também duramente castigada pela chuva e o vento associados ao furacão. As regiões de Nova York e Boston também devem ter as suas condições meteorológicas muito deterioradas por influência de Earl.

Fonte: Blog da Metsul

Comments are closed.