Entrar



Transporte marítimo deve ligar o Centro de Palhoça à praia da Pinheira

sábado, setembro 4th, 2010 by

Projeto ainda deve passar por votação e pode ser implantado até o final do ano

Um dos terminais de embarque e desembarque deve ficar numa cabeceira da Ponte do Imaruim, o que vai facilitar a vida dos moradores da região Foto:Diego Redel

A prefeitura de Palhoça, na Grande Florianópolis, quer implantar até o fim do ano um sistema de transporte marítimo para ligar o Centro à praia da Pinheira. No verão, um motorista pode demorar mais de duas horas para trafegar entre os dois trechos. Com o novo transporte, a expectativa é reduzir este tempo para cerca de 30 minutos.

A previsão de que o sistema esteja pronto até o fim do ano é do secretário de Desenvolvimento de Indústria, Comércio e Serviço, Josué da Silva Mattos. Só que um projeto de lei precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores antes de ser aberto o edital de licitação.

Nem os valores da obra estão previstos. De acordo com secretário, a análise dos custos, que precisarão estar no edital, estão sendo feitas por técnicos da prefeitura.

— A análise já está atrasada por causa da aprovação do projeto de lei e da vistoria da Marinha, que aconteceu na terça-feira. No serviço público, um órgão depende do outro. Se tudo correr bem, queremos que o projeto esteja implementado até o fim do ano — planeja o secretário.

O prefeito Ronério Heiderscheidt havia falado em um outro prazo de termino da obra: outubro.

O diretor do Centro de Engenharia de Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Acires Dias, disse que não dá para avaliar os prazos sem analisar o projeto. Mesmo assim, afirma que a ideia é ousada.

Para o engenheiro Silvio dos Santos, especialista em transporte aquático e doutorando em Transporte Intermodal na UFSC, pelo menos um ano deve ser gasto até a implementação do sistema.

— Tem uma série de procedimentos pela frente, como abrir o edital e conseguir as licenças ambientais da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), fazer estudos sobre medições de correntes e ondas, fora os imprevistos. Não é um projeto complexo, mas demorado — avaliou.

Veja o trajeto proposto no mapa:

Maurício Frighetto | mauricio.frighetto@diario.com.br

ClicRBS

2 Responses to “Transporte marítimo deve ligar o Centro de Palhoça à praia da Pinheira”

  1. Miguel Sanchis disse:

    Tomara que lobby das emp. de ônibus deixem o projeto andar. Aqui no RS, há mais de 30 anos elas bloqueia a trav. do Guaíba pela água. Compraram até a mídia que há anos não fala mais nisso. Boa sorte para o povo de SC. Miguel Sanchis.

  2. ararê disse:

    Lembro que quando era pequeno cheguei a fazer essa travessia Poa-Guaíba nos barcos, uma delícia e bem mais rápido que os ônibus!!

    Vamos torcer para que saia aqui e aí também!

    Abraço!