Entrar



E começou a 12° Fenaostra!!

sábado, outubro 23rd, 2010 by

De 22 a 31 de outubro de 2010, Florianópolis será palco de mais uma edição da FENAOSTRA – Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana. Trata-se de um verdadeiro festival realizado no CentroSul, Centro de Convenções de Florianópolis, que mobiliza a cidade durante 10 dias, com uma agenda repleta de atrações gastronômicas, folclóricas e culturais. Paralelamente, a programação também oferece cursos e seminários de aperfeiçoamento técnico voltados à maricultura.

Mas, sem dúvida alguma, o carro-chefe é a gastronomia, com espaços destinados à degustação de ostra e outros frutos do mar, preparados das mais diversas formas. Haverá concursos para bares e restaurantes e também para gourmets e chefs. gastronômicos e cultural que tem por objetivo abrir mercado para o consumo de ostras.

A Cultura também será destaque, com um pavilhão especialmente para a comercialização do artesanato ilhéu, além da programação de apresentações folclóricas e culturais. Shows com grandes nomes da música nacional e também com artistas locais completam o cardápio eclético da festa.

OSTRAS EM NÚMEROS
A maricultura em Florianópolis conta com 44 áreas de cultivo em operação e 119 lotes em operação, totalizando 100 hectares unidades. Em 2009, a comercialização de ostras chegou a 1.301.500 toneladas, segundo dados da Epagri. O setor emprega cerca de 800 pessoas diretamente e 4.000 indiretamente, e responde por uma renda primária de mais de R$ 38.472,00/ano. A cidade de Florianópolis é responsável por 68,98% da produção nacional de ostras, e o Estado de Santa Catarina é responsável por 95% da produção brasileira. Cerca de 20 a 30% das nossas cargas são transportadas diariamente em nossas rodovias.

CURIOSIDADES SOBRE AS OSTRAS
As ostras são alimentos muito saudáveis e têm baixo teor de calorias, se comparado a outras carnes. Também tem grande quantidade de vitaminas, minerais e ômega 3, que previne doenças no coração. Tanto é saudável que a Prefeitura está incluindo o alimento na merenda escolar da rede municipal, combatendo a desnutrição e a obesidade infantil.

Fonte: IGEOF/PMF

Comments are closed.