Entrar



Obras para conter o mar na praia da Armação, em Florianópolis, devem começar nesta quinta

quarta-feira, maio 26th, 2010 by

Secretaria de Obras pretende construir barreiras com pedras de quase duas toneladas

A prefeitura de Florianópolis promete para esta quinta-feira o início das obras emergenciais de contenção na praia da Armação do Pântano do Sul, no Sul da Ilha de Santa Catarina.

Após dias de ressacas e cerca de 12 casas derrubadas pela força da água, a procuradora da República Analúcia Hartmann, o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Murilo Flores, e o superintendente do Ibama em Santa Catarina, Kléber Isaac Silva de Souza, reuniram-se nesta quarta-feira com o prefeito Dário Berger e o secretário de obras, José Nilton Alexandre, para ir ao local e verificar a situação da região.

A procuradora da República deve redigir um termo de acordo para agilizar as licenças ambientais. Assim que o licenciamento for liberado — a expectativa é que esteja pronto na manhã desta quinta-feira — começa a construção das barreiras.

— A situação é gravíssima. Diversas residências estão ameçadas ou já foram derrubadas. Vamos trabalhar com um medida emergencial para conter o avanço do mar — avalia o secretário de Obras.

Como os sacos de areia colocados pelo Exército e Marinha no último sábado não foram suficientes, serão construidas barreiras de pedras com quase duas toneladas.

DIARIO.COM.BR

Mais fotos da destruição aqui

De acordo com o blog do Moacir Pereira, 10 milhões de reais devem ser liberados pelo governo federal em regime de urgência para obras na Armação do Pântano do Sul, cujos estragos provocados pelas ressacas são muito piores do que os noticiados, inclusive com o risco de sanilização das águas da Lagoa do Peri, que abastece  a população do sul da Ilha.

Comments are closed.