Entrar



FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2010

sexta-feira, outubro 29th, 2010 by

Painel Náutico 2010
Data – 10 de novembro
Local – Expo Center Norte (1o andar), São Paulo, SP
Horário: 8h às 13h30
Haverá tradução simultânea
Sala 1
8h – Recepção aos participantes
8h10 – Mercado (a definir)
8h50 – Soluções completas Reichhold em gelcoats e resinas para barreira química e laminado estrutural
Palestrante: Dirceu Vazzoler, Reichhold (Brasil)

Resumo: A Reichhold apresentará o seu pacote completo de soluções para a indústria náutica, desde a recomendação das resinas de baixa contração para o processo de laminação, passando para a execução da barreira química com produtos de alto desempenho, até a indicação dos gelcoats mais apropriados e com alta performance para embarcações de pequeno a grande porte. A palestra será ministrada por Dirceu Vazzoler, do departamento de assistência técnica.

9h30 – Tecidos especiais reforçando seu negócio na direção certa
Palestrante:  Sinésio Osmar Baccan, OCV Technical Fabrics (Brasil)

Resumo: A Owens Corning – OCV apresentará uma visão geral dos tecidos unidirecionais e multi-axiais e manta moldável, suas características construtivas, propriedades e aplicações nos diversos segmentos de mercado, especialmente no mercado naútico.
Esta palestra será ministrada por Sinésio Osmar Baccan, gerente técnico da OCV Technical Fabrics. Baccan é formado em engenharia mecânica com pós-graduação em engenharia de produto e qualidade total. Atua no mercado de composites há 15 anos na área de desenvolvimento de novos produtos, processos e aplicações. Nos últimos anos, tem atuado na área de tecidos especiais e mantas moldáveis, produtos estes com alto valor agregado, e utilizados em aplicações especiais e de elevado requisito técnico e de qualidade.

10h – Uniconform, um novo reforço com 100% de vidro para os processos de moldes fechados
Palestrante: Manuela Astro , Owens Corning (EUA)
Resumo: A Owens Corning apresentará a manta Uniconform, um produto inovador para os processos de infusão, compressão, RTM e RTM Light. Trata-se de uma manta de filamentos contínuos altamente conformável no molde e com uma boa permeabilidade para ser usada na maioria dos processos de molde fechado. Sendo feita com 100% de fibras de vidro, sem nenhum aglomerante químico, o produto proporciona um ótimo acabamento e as propriedades mecânicas são superiores em comparação aos produtos tradicionais.
Neste mesmo evento, a Owens Corning também abordará os tecidos unidirecionais e multi-axiais e manta moldável, suas características construtivas, propriedades e aplicações nos diversos segmentos de mercado, especialmente no mercado naútico.
10h30 – Coffee-break
10h50 – Estruturas sandwich
Palestrante: Cassio Zampol, 3A Composites/Baltek/Abcol (Brasil)

Resumo: Nesta apresentação, o objetivo é mostrar ao público conceitos e definições relacionadas à estruturas sandwich (sanduíche). Também serão abordados os materiais envolvidos, conceitos de estrutura, benefícios e vantagens. Serão mostrados, ainda, comparativos entre estruturas sandwich e estruturas compostas convencionais (resina + fibra de vidro). Os participantes tamém poderão ver aplicações práticas e fotos de montagens.
A palestra será feita por Cassio Zampol, engenheiro de aplicações da 3A Composites/Baltek. No Brasil, estes produtos são comercializados pela Abcol.

11h30 – Gelcoat Ferro Enamel com baixa emissão de estireno e excelente brilho
Palestrante:  Representante Ferro Enamel (Espanha) e Luiz Orro, Composites Brasil

Resumo: A Composites Brasil terá sua apresentação focada nas tecnologias de gelcoat Ferro Enamel com baixa emissão de estireno e também abordará os gelcoats com excelência em brilho. Além disso, serão mostradas soluções para processos de transformação em RTM voltados para embarcações de pequeno porte e suas resinas dedicadas.
A palestra será ministra por um técnico da Ferro Enamel, uma das mais importantes fabricantes de gelcoat em todo o mundo, em conjunto com Luiz Orro, diretor da Composites Brasil.

12h10 – Soluções para os problemas de osmose e acabamento superficial
Palestrante: Linda Bergstrom, gerente técnica da CCP – USA

Resumo: explicará o panorama do  gelcoat barreira química, largamente utilizado no mercado norte-americano e pouco utilizado no Brasil.
Outra novidade da Cray Valley será a apresentação de um novo gelcoat, específico para o segmento náutico, que também oferece excelente performance no processo de infusão

12h50 – Resolva seus problemas de mapeamento de fibras, redução de peso e bolhas – Fazendo soluções produtivas com FSP

Palestrante: Márcio Bozzo, Cromitec (Brasil)

Resumo: Esta apresentações abordará as soluções produtivas conferidas pelo FSP para os problemas de mapeamento de fibras, redução de peso e bolhas. A linha FSP pode ser usada como camada de verdadeira barreira físico/química, material de núcleo, antibolhas para aplicação nos ângulos nas peças e moldes, dentre outras formas na produção de embarcações náuticas.
O FSP-Fiber Spray Putty, uma linha de produtos da empresa francesa Euromere, é um composto de resinas especiais, fibra de vidro, microesferas e aditivos para uso em composites. Sua aplicação confere aos moldes e peças finais mais leveza e rapidez no processo. Na versão barreira, impede o processo de osmose, o que evita a formação de bolhas (blister) e sem mapeamento (printing). A versão material de núcleo proporciona rigidez e leveza estrutural com elevada produtividade. A versão antibolhas confere melhor acabamento nas peças, maior rapidez de fabricação, melhor aspecto superficial sem a necessidade de retoques, sem contração, com baixa exotermia (mesmo em grandes espessuras aplicadas) e sem bolhas nos ângulos. A linha FSP é produzida no Brasil pela Cromitec.
Márcio Bozzo é engenheiro químico com pós-graduação em marketing e especialização em engenharia de petróleo & gás. Tem experiência de 26 anos em composites.

Comments are closed.