Entrar



Mancha de óleo surge em praia de Imbituba

quarta-feira, maio 26th, 2010 by

Navio pode ter despejado o produto no mar após operação de limpeza

O surgimento de uma mancha de óleo com cerca de 500 metros de extensão nas areias da praia de Itapirubá, em Imbituba, no Sul de Santa Catarina, assustou vários moradores do balneário. Segundo órgãos ambientais a origem da mancha pode ter várias causas, mas é provável que seja resultado da limpeza de algum navio que passou pela região.

Os primeiros sinais da mancha começaram a surgir por volta das 16h desta quarta-feira na parte Norte de Itapirubá. Em menos de 30 minutos boa parte da faixa de areia ficou toda suja pelo óleo.

— Saí de casa para caminhar pela praia e notei que a água estava escura. Achei estranho, pois aqui não há lançamento de esgoto no mar e em pouco tempo vi que era mesmo óleo — conta o geógrafo Raphael Ghedin Schambeck.

De acordo com a chefe da Área de Preservação Ambiental (APA) da Baleia Franca, Maria Elizabete Carvalho da Rocha, é possível que o óleo tenha sido descartado por algum navio após uma operação de limpeza.

— É o que chamamos de limpeza de lastro e todo óleo acaba lançado no mar. É um crime ambiental que gera multas pesadas, mas que infelizmente ocorre com alguma frequência no Litoral — informa Maria Elizabete.

O comandante da Polícia Ambiental de Laguna, major Jefer Francisco Fernandes, disse que vai averiguar a situação nesta quinta-feira. Segundo ele, se ainda houver vestígios de óleo em alto mar, as chances de descobrir a origem da mancha são boas.

Por Marcelo Becker | marcelo.becker@diario.com.br

ClicRBS

E justamente quando as baleias estão a caminho para a temporada de reprodução. Parece que os navios não tem medo da fiscalização e continuam com essa prática em nosso litoral.

Comments are closed.