Entrar



Transporte marítimo: O exemplo de Porto Alegre

segunda-feira, dezembro 20th, 2010 by

Ao contrário de Florianópolis (uma ilha), onde o prefeito diz que transporte pela água ligaria nada a lugar nenhum, Porto Alegre dá o exemplo.

A travessia do Guaíba, entre o centro de Porto Alegre e a cidade de Guaíba terá a opção de ser feita pela água, e pelo menos 30 minutos mais rápida que o transporte convencional, de ônibus.

Abaixo segue e-mail recebido via lista do popa.com.br. É um exemplo a ser seguido. Lembro de ter feito essa travessia quando criança para visitar uns primos que moravam em Guaíba. Espero um dia ver algo parecido aqui em Florianópolis.

Sent: Monday, December 20, 2010 12:21 PM
Subject: [POPACOMBR]: Travessia do Guaíba: Yeda assina contrato de concessão a bordo de catamarã



Travessia do Guaíba: Yeda assina contrato de concessão a bordo de catamarã
Empresa vencedora da licitação afirma que o serviço estará funcionando no final de março
Durou cerca de 24 minutos a travessia do Guaíba onde a governadora Yeda Crusius assinou o contrato de concessão com a empresa CatSul, braço gaúcho da Tapajós, do Grupo Ouro e Prata, vencedora da licitação. A embarcação partiu do armazém B-3 do Cais Mauá às 11h32min e atracou na rodoviária de Guaíba às 11h56min.

Na chegada, em Guaíba, houve brinde e queima de fogos. Emocionado, o prefeito do Município, Henrique Tavares, afirmou que agora a população terá um caminho livre.

— Há muitos anos esperávamos uma travessia tão tranquila. A população depende de uma estrada que tem uma ponte que sobe, mas que nem sempre desce — disse.

Do tipo catamarã, com casco duplo, o veículo tem 18 metros e foi testado no Rio Jacuí. O modelo, com capacidade para 120 passageiros, oferece poltronas estofadas, TVs de LCD e ambiente climatizado. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade nesta segunda-feira, diretor-presidente da Ouro e Prata, Hugo Fleck, destacou que o serviço será iniciado com regularidade 120 dias após a assinatura do contrato.

A previsão inicial é que a travessia aconteça a cada 30 minutos e pode variar de acordo com a demanda. Segundo Fleck, a maior vantagem do barco Catamarã em relação ao ônibus é o tempo, além de liberar o usuário da dependência da ponte do Guaíba.


No CONJUMINANDO tem um vídeo do catamarã em ação!!!!!!
.

Comments are closed.