A Capitania dos Portos considerou culpados os dois pilotos envolvidos no acidente entre uma lancha de passeio e um banana boat, em Balneário Camboriú, que deixou gravemente ferida a turista de Viamão (RS) Tamara Dallafavera, 11 anos, em 5 março deste ano. O relatório do inquérito foi divulgado ontem.
No entendimento da Capitania dos Portos, o juiz aposentado Disney Sivieri, que conduzia a lancha, demorou a perceber a presença do banana boat na água.
– A lancha fez a manobra correta, virando para o lado, mas muito tarde – afirma o delegado da Capitania dos Portos em Itajaí, capitão Alexandre Malízia Alves.
Alves afirma que o condutor da lancha do banana boat, José Carlos Barcellos, também errou ao parar:
– Ele deveria ter permanecido em velocidade e rumo constante. Assim, a outra embarcação passaria por trás do banana boat.
Os advogados dos pilotos acusados têm 10 dias para apresentarem defesa. Depois, o processo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, no Rio de Janeiro. Se considerados culpados, os dois poderão ter a habilitação retida ou cassada, e pagar multa de até R$ 3 mil.
Tamara segue se recuperando na casa de parentes no Litoral. O transporte da menina para o Rio Grande do Sul deve ser feito de helicóptero, mas ainda não foi autorizado pelo médico.
CONTRAPONTO |
O que diz José Carlos Barcellos, piloto do banana boat: |
Barcellos ficou surpreso e afirma que, se não tivesse parado a lancha, o acidente seria ainda mais grave. – Ele (Sivieri) ia bater direto na lancha. Parei para que ele pudesse passar pela frente. |
O que diz Disney Sivieri, condutor da lancha de passeio: |
O advogado Fernando Fernandes, que representa o juiz Disney Sivieri, defende que o cliente executou as manobras corretamente: |
– Existem interpretações diferentes sobre as normas que teriam sido ofendidas.
>>> CAPITANIA DOS PORTOS CONCLUI INQUÉRITO SOBRE ACIDENTE NO MAR >>> LANCHA ATROPELA MENINA NA PRAIA CENTRAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ >>> VÍDEO MOSTRA MOVIMENTAÇÃO LOGO APÓS ACIDENTE Por Dagmara Spautz, Jornal de Santa Catarina ClicRBS |