Entrar



Assinado protocolo de intenções para transporte marítimo na Grande Florianópolis

sábado, abril 30th, 2011 by

Catamarã fez o trajeto que seria utilizado pelo Sistema de Transporte Marítimo Regional


Prefeito de Palhoça afirma que com 10 exemplares do catamarã consegueria transportar 18 mil pessoas por dia entre os cinco municípios – Daniel Conzi / Agencia RBS

Com 32 minutos de atraso, foi feito na sexta o passeio com um catamarã da Marinha do Brasil, transportando políticos e empresários da Grande Florianópolis pelas baías Sul e Norte. A proposta era demonstrar a viabilidade do uso da embarcação entre Palhoça e Governador Celso Ramos. Tecnicamente, o catamarã funcionou sem problemas, mas quase naufragou a assinatura do acordo de intenções, para tentar tornar realidade a iniciativa de criar o Sistema de Transporte Marítimo da Grande Florianópolis.

Com exceção de Ronério Heiderscheidt (PMDB), prefeito de Palhoça e idealizador do passeio, nenhum prefeito convidado apareceu na viagem. Estava previsto a presença do chefe do executivo de Biguaçu, Florianópolis, São José e Governador Celso Ramos. Apenas a prefeitura de Florianópolis e a de Biguaçu enviaram representantes. O sistema proposto por Ronério pretende integrar maritimamente as cinco cidades.

O acordo de intenções prevê o empenho de cada município no estudo técnico que aponta a melhor forma de montar o sistema em cada local. Na sexta, foi apresentando apenas o barco e as maquetes dos terminais.

— A partir de segunda-feira, vamos começar a parte burocrática visando um processo licitação. O nosso projeto vai trabalhar com investimento todo privado — explicou Ronério.

Assinaram o documento o senador Cassildo Maldaner (PMDB), representando o Senado; a deputada estadual Dirce Heiderscheidt (PMDB), pela Assembleia Legislativa; o deputado federal Gean Loureiro (PMDB), pela Câmara; Ramon Wollinger, vice-prefeito de Biguaçu, e João Batista Nunes, vice-prefeito de Florianópolis.

— O acordo não quer dizer que vamos implantar o sistema aqui. O que diz o documento é que vamos apoiar o estudo nos assuntos técnicos e jurídicos referente a Florianópolis. Só isso. Não pode ser feito com presa — ponderou João Batista Nunes.

O catamarã usado no passeio pertence à Marinha e está a caminho de uma base de Alcântara, no Maranhão. Ronério aproveitou a passagem dele por Santa Catarina para solicitar o passeio, que começou às 15h2min. A embarcação suporta 120 passageiros. O prefeito de Palhoça acredita que com 10 exemplares consegue transportar 18 mil pessoas por dia entre os cinco municípios.

Pedro Rockenback | pedro.rockenbach@diario.com.br
ClicRBS

2 Responses to “Assinado protocolo de intenções para transporte marítimo na Grande Florianópolis”

  1. Si disse:

    Ontem o blog ARARÊ completou 1 ano!

    PARABÉNS pelo excelente trabalho!

    Desejo-lhe toda a sorte e sucesso!

    Quem ganha são os inúmeros leitores que se encantam com as belíssimas fotos publicadas e matérias bem escritas.

    Um grande abraço,
    SI

  2. Si disse:

    Vi seu comentário no blog…

    Mais uma surpresa MARAVILHOSA!

    Eu não tenho como responder de maneira ética, deixando minha alegria de lado…

    Acompanho a construção do blog, o empenho com a formatação das matérias, a grande criatividade e extrema competência que caracterizam seu EXCELENTE trabalho.
    A qualidade das fotografias e seriedade nos textos. Tudo feito com bom-humor!
    Trata-se, sem dúvida, de um blog referência de informações precisas e entretenimento para todos que apreciam navegar, belas paisagens e a preocupação com a “saúde” dos oceanos.

    PARABÉNS SEMPRE! Você realmente merece aplausos… Os meus principalmente!

    Um grande abraço,
    SI