Entrar



Óleo mancha a baía da Babitonga em São Francisco do Sul

quinta-feira, maio 26th, 2011 by

Acidente em navio provoca vazamento de cerca de 200 litros de diesel

Área atingida por óleo no porto de São Francisco do Sul tem o tamanho de um campo de futebol – reprodução RBSTV / reprodução RBSTV

Uma denúncia anônima feita à Capitania dos Portos, na tarde de quarta-feira, levou os inspetores da Marinha a descobrir um vazamento de óleo no porto de São Francisco do Sul, que fica na baía da Babitonga. O local onde ocorreu o acidente ambiental é onde os barcos fazem manobras. Segundo estimativas do órgão, cerca de 200 litros de óleo diesel vazaram e se dispersaram por uma área de 10 mil m2.

De acordo com as apurações da equipe de inspetores navais, houve uma falha de comunicação quando o navio mercante Natasha C descarregava óleo diesel contaminado por água em um caminhão-tanque estacionado no cais. Apesar da pequena quantidade de poluente que entrou em contato com a água da Babitonga, a área atingida pela mancha tem quase o tamanho de um campo de futebol.

Para evitar que o vazamento de óleo se alastrasse, os agentes atuaram rápido e colocaram barreiras de contenção, mantas absorvedoras e dispersantes para diluir o óleo diesel. Além disso, uma embarcação foi mantida nas proximidades do acidente para cooperar com o processo de despoluição.

Os agentes da Capitania dos Portos também colheram depoimentos, fizeram o registro fotográfico e vistoriaram o local. As provas serão reunidas ao processo que o órgão vai abrir para investigar as causas do acidente ambiental. Os responsáveis pela embarcação que provocou o vazamento de óleo serão autuados.

A NOTÍCIA

Comments are closed.