Entrar



Ressaca atinge Santa Catarina

domingo, maio 29th, 2011 by

Em Palhoça, parte de um rancho desabou sobre um pescador

Uma forte ressaca do mar no fim de semana provocou estragos no litoral catarinense. Em Palhoça, na Grande Florianópolis, imóveis à beira-mar foram atingidos, embarcações naufragaram  e parte de um rancho desabou sobre um pescador. As áreas mais afetadas foram as praias de Cima, Ponta do Papagaio e Sonho. No Norte, o mar invadiu ruas e provocou erosão em regiões perto dos balneários. No Sul, um surfista estaria desaparecido.

Por volta de 1h deste domingo, a maré atingiu um rancho na Praia de Cima e parte da estrutura caiu sobre o pescador Manoel Matos, de 45 anos. O homem só conseguiu sair de baixo dos destroços com ajuda de populares e técnicos da Defesa Civil municipal que estavam pela praia. Ele sofreu apenas ferimentos leves.

Na Ponta do Papagaio, uma embarcação de 11 metros, que estava atracada perto da praia, não resistiu à força das ondas e naufragou às 8h de domingo. Segundo a Defesa Civil de Palhoça, na Praia do Sonho, a maré  invadiu ruas e destruiu muros e cercas de casas.

No litoral Norte, ocorreram registros de estragos em Barra Velha. No Centro da cidade, o mar alagou a Avenida Armando Petrelli em vários pontos entre a praia e a Lagoa do Encanto.

Em Laguna, no Sul do Estado, um surfista estaria desaparecido desde a manhã de sábado na Praia do Gi. Mas, segundo o Corpo de Bombeiros, essa informação ainda não está confirmada porque ninguém apareceu para registrar o desaparecimento. Mesmo assim, os bombeiros fizeram buscas na praia, neste domingo.

Previsão para os próximos dias

A ressaca no litoral catarinense foi provocada devido à atuação de um ciclone extratropical no oceano. O fenômeno provocou ventos fortes, consequentemente impactando no tamanho das ondas, que atingiram alturas entre 5 e 6 metros.

A Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições climáticas, alerta a permanência de mar agitado pelo menos até terça-feira. Por isso, continua o aviso para evitar a navegação durante o período.

Pedro Rockenbach | pedro.rockenbach@diario.com.br

Fonte: ClicRBS

Comments are closed.