Entrar



Toneladas de lixo acumulam-se em praias de Laguna após temporal

quarta-feira, agosto 10th, 2011 by

Entulhos foram carregados pelo Rio Tubarão

Esta é a quarta vez nos últimos dois anos que as praias do Mar Grosso, Iró e do Gi ficam tomadas por madeira, galhos de árvores, lixo e animais mortos.
Foto:Divulgação / Prefeitura de Laguna

A chuva intensa dos últimos dias fez com que toneladas de entulho carregadas pelo Rio Tubarão acabassem nas areias de três praias de Laguna, no Sul de Santa Catarina. A prefeitura pretende executar a limpeza até a próxima semana caso as condições do tempo sejam favoráveis.

Esta é a quarta vez nos últimos dois anos que as praias do Mar Grosso, Iró e do Gi ficam tomadas por madeira, galhos de árvores, lixo e animais mortos. Todo esse entulho que é descartado ao longo dos 120 quilômetros do rio, desde as proximidades da nascente em Lauro Müller até a foz na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, é levado pela correnteza até a saída do canal dos molhes e depois de chegar ao mar aberto acaba chegando a faixa de areia.

O secretário municipal de Obras, José Delfino, espera que a situação piore nos próximos dias com a chegada de mais entulhos.

— O mar ainda está muito agitado e tem muito lixo no rio e lagoa — explica.

Nas chuvaradas do início do ano, quando as areias da praia do Mar Grosso praticamente sumiram sob a sujeira, a prefeitura recolheu cerca de 500 toneladas de entulho. Uma boa parte das madeiras foi reaproveitada como lenha em fornos ou caldeiras e estabelecimentos comerciais da cidade.

Marcelo Becker | marcelo.becker@diario.com.br

Fonte: ClicRBS

Comments are closed.