Entrar



Maré baixa faz com que embarcações de luxo encalhem em Florianópolis

sexta-feira, agosto 12th, 2011 by

Nesta sexta-feira, barcos encalharam também na região continental da Capital

Embarcações de luxo não conseguem sair nem entrar na água em dias de maré baixa – Carlos Bresolin / Leitor Reporter

Os efeitos da maré baixa desta sexta-feira também foram sentidos no Iate Clube Santa Catarina, na parte insular de Florianópolis. A água muito rasa fez com que as embarcações não conseguissem entrar ou sair do mar. Nesta manhã, barcos encalharam em Coqueiros, na região continental da Capital.

Conforme o comodoro do Iate Clube, Carlos Bresolin, a maré baixa impede que qualquer um dos 133 veleiros e 137 lanchas dos associados consiga entrar ou sair da água. Isso porque a lama invade o local e bloqueia o acesso ao mar. Há 18 meses, diz Bresolin, as embarcações só embarcam e desembarcam quando a maré está alta.

Para resolver a situação, um processo de dragagem já está em andamento. A obra ainda está em fase de estudos ambientais.

Maré de Sizígia

De acordo com a Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições climáticas, a costa está sob o efeito da Maré de Sizígia. O fenômeno ocorre até três dias antes ou três dias depois da mudança para lua cheia. Neste sábado, ocorre a mudança.

A Maré de Sizígia é o resultado do alinhamento da terra, da lua e do sol. Isso potencializa a força gravitacional desses astros sobre a terra, provocando uma amplitude maior de marés altas e baixas.

Mas, nesta sexta-feira, o recuo foi ainda maior na costa catarinense por causa da forte atuação de vento nordeste, o que afasta ainda mais a maré. O ponto mais baixo da maré nesta sexta-feira aconteceu por volta de 8h. No sábado, o fenômeno deve se repetir.

DIÁRIO CATARINENSE

Mais uma vez a falta de estrutura náutica fica evidente em Florianópolis. Todos viram reféns dos orgãos públicos, que demoram anos para liberar uma simples dragagem de um rio ou canal.

Mas vai chegar o dia em que só praias bonitas não irão mais atrair os turistas.

One Response to “Maré baixa faz com que embarcações de luxo encalhem em Florianópolis”

  1. I’m outranking you in google. Want to find out how? I’m using the SEOpressor plugin for wp. Try it right now here: Seo pressor