Entrar



Shell diz que vazamento de petróleo no Mar do Norte está controlado

sábado, agosto 13th, 2011 by

Camada marítima afetada perto da Escócia se estende ao longo de 31 Km

Vazamento aconteceu na plataforma Gannet Alpha, próxima à costa escocesa (AFP)

A Royal Dutch Shell disse neste sábado que o vazamento de petróleo descoberto nesta semana na plataforma Gannet Alpha, no Mar do Norte, perto da costa escocesa, já está controlado. O tamanho da camada marítima afetada é de 31 quilômetros de profundidade por 4,3 quilômetros de largura.

Na última sexta-feira, a companhia anglo-holandesa de petróleo informou que descobriu um vazamento na plataforma Gannet Alpha e que estava trabalhando para conter o fluxo. Um porta-voz da empresa disse que o vazamento foi identificado na última quarta-feira, próximo à superfície, a cerca de 180 quilômetros a leste da cidade escocesa de Aberdeen.

Contexto – O primeiro-ministro da Escócia, Alex Salmond, disse neste sábado que, apesar de a quantidade de óleo vazado ser “bastante limitada”, o governo escocês tratará qualquer acidente no Mar do Norte com “muita seriedade”. “Nós temos que contextualizar os acontecimentos, estamos lidando com um vazamento de mais ou menos 100 toneladas de óleo, enquanto o derramamento do Golfo do México foi de milhões de toneladas”, disse Salmond à rede britânica BBC. O premiê acrescentou que uma investigação para determinar a causa será iniciada.

Um porta-voz da Shell disse que o fluxo de óleo foi isolado e despressurizado, enquanto o vazamento foi consideravelmente reduzido. “A nossa expectativa é a de que o óleo será naturalmente dispersado pelas ondas e não alcançará a costa”, afirmou.

Ambientalistas – Mais cedo, o Greenpeace mostrou preocupação sobre a falta de informação sobre o incidente por parte da Shell. O diretor da Sociedade Real para Proteção das aves (RSPB) da Escócia, Stuart Housden, também se mostrou preocupado com as consequências do vazamento para os pássaros marinhos da área. “Nós precisamos saber o tipo de óleo vazado, quanto se deu o vazamento, as condições climáticas e a prontidão para lidar com qualquer problema”, disse Housden.

(Com agência France-Presse)

Veja.com

Comments are closed.