Entrar



Baleias francas são avistadas na praia de Ingleses, em Florianópolis

segunda-feira, agosto 15th, 2011 by

É a primeira vez que as francas visitam o Norte da Ilha nesta temporada

Francas apareceram cedo em Ingleses, por volta das 7h desta segunda-feira – Charles Guerra / Agencia RBS

Duas baleias francas foram vistas nesta segunda-feira na praia de Ingleses, em Florianópolis. A mãe e o filhote apareceram por volta das 7h. Nesta temporada, foi a primeira vez que as francas foram avistadas no Norte da Ilha de Santa Catarina.

As francas estavam logo depois da zona de arrebentação das ondas e dividiram espaço com quem aproveitou o mar tranquilo desta segunda-feira.

Cuidados

O comportamento das baleias costuma encantar observadores. A diretora de pesquisa do projeto Baleia Franca, Karina Groch, destaca que, nesta época, os animais são frágeis e, por isso, as regras de preservação devem ser seguidas à risca.

A aproximação das embarcações devem respeitar uma Portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que determina as principais regras e cuidados com a espécie:

— Para se aproximar, o motor da embarcação tem que ser desligado ou mantido em neutro a, pelo menos, 100 metros de distância.

—  A embarcação nunca deve se colocar entre uma mãe e seu filhote.

— A aproximação tem que ser lateral, ou seja, não se pode cortar o caminho de uma baleia.

— Se o animal se afastar, não se pode persegui-lo.

— Para se afastar após uma aproximação, a embarcação só pode religar ou reengrenar o motor se as baleias estiverem claramente visiveis, e a pelo menos 50 metros de distância.

Fonte: ClicRBS

Comments are closed.