Entrar



Brasileiros estão entre os passageiros de navio que naufragou na Itália

sábado, janeiro 14th, 2012 by

Cruzeiro encalhou na costa italiana

Um grupo de 46 brasileiros está entre os 3,2 mil passageiros do navio de cruzeiro Costa Concordia, que naufragou após encalhar na costa italiana.

Por telefone, o engenheiro Julio Machado, pai de uma passageira, falou a ZH. Sua filha, Lúcia de Matos Leon Machado, 28 anos, tinha viajado em férias com o noivo e com parte da família. Machado estava no shopping, na noite desta sexta-feira, quando foi recebeu um telefonema da filha:

— Eu e a minha mulher estávamos no shopping quando ela ligou. Estava um pouquinho nervosa. Deu para perceber pelo tom de voz. Disse que já estava em terra e acrescentou: “Dá uma olhada nos sites” — afirma o engenheiro.

Segundo Machado, a conversa com Lúcia foi rápida, pois a filha, que ligava da ilha de Diglio, falava de um telefone público em frente ao qual uma fila de passageiros aguardava a chance de  telefonar para familiares.

Lúcia relatou ao pai que foi uma das primeiras pessoas resgatadas. Na manhã deste sábado, por volta de 9h, ela ligou para os familiares dizendo que estava no aeroporto em Savona, aguardando autorização para retorno. Os passageiros resgatados estão sem passaporte e sem bagagens. Segundo Lúcia, estão recebendo toda assistência da embaixada e tiveram uma ótima acolhida em Giglio, dos moradores e do governo italiano.


Foto: Stringer, AFP
Foto: Stringer, AFP
Foto: Francesco Orlandini, AFP

Encalhe e naufrágio na costa italiana

Seguem as buscas por desaparecidos no naufrágio do navio de cruzeiro Costa Concordia, que naufragou depois de encalhar na costa italiana do Mediterrâneo na madrugada deste sábado, deixando pelo menos três mortos. O acidente ocorreu próximo à ilha de Giglio, no litoral da Toscana.

Segundo o Itamaraty, haveria brasileiros a bordo, em número que não foi precisado assim como não havia informação de vítimas entre o grupo.

Cerca de 4,2 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, viajavam a bordo do Costa Concordia. A empresa Costa Cruises, operadora do cruzeiro, informou que o navio, que tinha partido de Civitavecchia, realizaria uma travessia do Mediterrâneo, passando por Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Cagliari e Palermo.

Segundo o comandante Francesco Paolillo, as autoridades ainda desconhecem as causas exatas do acidente, mas o primeiro alarme teria disparado por volta de 22h30min no horário local (19h30min de Brasília), quase três horas depois da partida do Costa Concordia do porto de Civitavecchia, rumo ao noroeste da Itália.

– Estávamos jantando quando escutamos um forte ruído, como o de uma quilha sendo arrastada sobre algo. Houve cenas de pânico, cristais caindo no chão – disse o passageiro e jornalista Luciano Castro a uma rádio italiana.

AP

Fonte: ClicRBS


Comments are closed.