Entrar



Campanha mundial para conscientização do uso de coletes salva-vidas chega a Itajaí

quarta-feira, janeiro 25th, 2012 by

Da Redação
Com informações do Instituto Anjos do Mar Brasil

Itajaí, cidade que tem o maior porto pesqueiro do país, está engajada na campanha mundial de conscientização sobre o uso de coletes salva-vidas. A Wear It Campaign (Campanha Use Isto) começou dia 20 e segue até o próximo domingo no município catarinense. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Nacional de Segurança Náutica Americano (NSBC), em parceria com o Conselho Canadense de Segurança Náutica (CSBC). No Brasil, a ação está sendo desenvolvida pelo Instituto Anjos do Mar Brasil (IAMB).

Além de exposição de equipamentos de salvatagem e palestras educativas promovidas pelo IAMB, quem quiser participar da campanha deve ir ao Itajaí Shopping no próximo sábado, a partir das 17 horas, para fazer uma foto oficial. No ano passado, 1.685 voluntários vestiram seus coletes e enviaram as fotos para o comitê organizador. Este ano, a expectativa é de um número ainda maior.

O diretor do IAMB, Marcelo Ulysséa, comenta: “O objetivo da campanha é educar e informar o público sobre segurança e medidas preventivas de afogamento, principalmente em relação ao uso de coletes salva-vidas.”

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 500 mil pessoas morrem afogadas por ano em todo o mundo. Mas este número oficial não condiz com a realidade, estimada em 1,2 milhão de óbitos, já que vários países não têm estatísticas, e muitos casos nem chegam a ser notificados.

Fonte: Revista Náutica Online

Comments are closed.