Entrar



Arvoredo: Reserva ou Parque?

sexta-feira, março 16th, 2012 by

Pescadores são presos na Reserva do Arvoredo, em Santa Catarina

Dois homens foram flagrados e tiveram lancha e materiais de pesca apreendidos

A legislação determina preservação total da Ilha e visitas públicas são proibidas

Foto: Edu cavalcanti / Agencia RBS

Na tarde desta quinta-feira dois homens foram flagrados pescando no interior da Reserva do Arvoredo, na Ilha das Galés, em Santa Catarina. Também foram apreendidos uma lancha e equipamentos para a prática da pesca.

A reserva abriga espécies de animais raras ou ameaçadas de extinção e tem uma amostra significativa de Mata Atlântica e sítios arqueológicos que podem ter até 4 mil anos de idade.

No mesmo local, foram presas recentemente outras três pessoas praticando pesca ilegal. A Polícia Federal está mantendo uma fiscalização sistemática na área de atuação da Superintendência da PF em SC, reprimindo os crimes ambientais. A operação é realizada em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com a Delegacia de Polícia Marítima (DEPOM).

Parque ou reserva?

Desde que foi oficializada como reserva, em 1990, especialistas, políticos e outros representantes da comunidade dividem opiniões sobre qual seria a titulação correta: Parque Nacional ou Reserva Biológica Marinha do Arvoredo?

Atualmente, a legislação determina a preservação total dos recursos naturais, com a proibição da visitação pública, salvo exceções como pesquisa e educação ambiental.

DIÁRIO CATARINENSE

* Se fosse um parque, com visitantes e mergulhadores, a pesca ilegal seria inibida.

Comments are closed.