Entrar



Frio volta a SC, e mar fica agitado

quinta-feira, maio 31st, 2012 by

A massa de ar frio e seco, que chegou a Santa Catarina, já foi responsável por uma madrugada fria em boa parte do Estado, sobretudo no Planalto Sul onde a mínima desta quinta-feira chegou a – 2,3°C em Urupema. Nos próximos dias, o frio mais intenso será sentido no período da noite e no início da manhã, com temperatura mínima entre -2° e 2°C e geada nas áreas altas do Planalto Sul, na madrugada de sexta-feira (1º), e de forma mais isolada e fraca no sábado (2), devido a elevação da temperatura.

Fonte: Ciram (www.ciram.com.br)

No domingo (3), uma nova frente fria avança pelo Estado, provocando chuva e na sequência um novo declínio das temperaturas, mais intenso do que este e que vai durar por boa parte da semana, com condições para formar geada nas áreas altas de SC.

Atenção ao mar: a altura de onda aumenta no Litoral Catarinense após o deslocamento da frente fria, com picos de onda de 2.0 a 2.5m ao sul de Florianópolis e risco para navegação de pequenas embarcações. Desta vez há condição não é favorável a ressaca.

Recomendações da Defesa Civil

No caso de tempestades: as pessoas devem procurar abrigo em locais seguros e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.

Deslizamento de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

No caso de frio e geada: a Defesa Civil Estadual recomenda que as Defesas Civis municipais e os serviços sociais das Prefeituras preparem abrigos ou albergues para receber pessoas que estejam expostas ao frio, como é o caso de moradores de rua. Se você encontrar alguém nessa situação, a Defesa Civil orienta que sejam acionadas as seguintes entidades: Defesa Civil municipal através do telefone 199, Corpo de Bombeiros pelo número 193 e a Polícia Militar pelo 190.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.

Comments are closed.