Entrar



Vai ficar fora dessa?

terça-feira, junho 12th, 2012 by

Stand Up Paddle

Ficar em pé em uma prancha de surfe já passou pela cabeça de muita gente. No entanto, embarcar efetivamente na aventura é um caminho muitas vezes barrado pelo medo das ondas que costumam derrubar os novatos. Para aqueles que reconhecem que esse temor sempre os demoveu da idéia de surfar, uma modalidade semelhante do esporte é a promessa de lazer aquático até para os mais medrosos. Mais nova moda entre os famosos de Hollywood e verdadeira febre em praias como South Beach em Miami, na Flórida, o standup paddle boarding conquistou celebridades como os atores Matthew McConaughey, Jennifer Aniston, Pierce Brosnan e Jennifer Garner. No Brasil, também vem ganhando força e é praticado em praias do Rio de Janeiro, São Paulo e no Sul do País. Trata-se de uma espécie de surfe sem ondas em que o praticante fica em pé sobre uma grande prancha e passeia pelo oceano com a ajuda de um remo.

Alessandra Ambrósio

Jennifer Garner

Matt Damon

.Reese Whiterspoon

Pierce Brosnan

Ben Harper

.Matthew McConaughey

Jennifer Anniston

“É uma alternativa para quem não tem vontade de ficar naquele stress do surfe, de tentar pegar a onda e cair”, diz Marcelo Nogueira, um dos primeiros praticantes da modalidade no Brasil e um dos sócios da Paddle Brasil, comunidade que difunde o esporte pela internet. Ele garante que o mais divertido é o fato de ficar sobre a prancha e sair passeando pelo mar. “O surfe seria mais um esporte enquanto o standup é recreação pura, uma sessão de relaxamento na natureza”, completa Nogueira, que é cirurgião- dentista no Guarujá, litoral sul de São Paulo, e divide seu tempo entre a praia e o consultório.

A história do standup paddle boarding está ancorada nas raízes do surfe e remonta à época dos grandes reis havaianos da era pré-colonização. Eles costumavam viajar pelo arquipélago remando em canoas que acabaram dando origem às pranchas. Hoje em dia, um dos maiores surfistas de ondas gigantes do mundo, o americano Laird Hamilton, adotou o standup como forma de se exercitar. Ir de uma ilha a outra no Havaí remando sobre sua prancha é parte do seu treinamento.

Assim como Hamilton, muitos adeptos do standup se interessam pelo condicionamento físico proporcionado pela prática que começa a ser chamada de “a ioga do surfe”. Isso porque concilia relaxamento e contração muscular. “É muito bom porque na tentativa de garantir o equilíbrio a pessoa ativa todos os músculos do corpo, especialmente os do abdômen e das costas”, diz a brasileira Veronica Menin, professora de standup paddle boarding em Miami.

Fonte: Istoé

Via: Paddle Surf

Comments are closed.