Entrar



Família Schürmann constrói novo veleiro em estaleiro de Itajaí

segunda-feira, julho 30th, 2012 by

O roteiro escolhido e a data para o início da próxima expedição ainda são sigilosos

O capitão Vilfredo decidiu construir o próprio barco em um estaleiro às margens do Itajaí-Açu

Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS

Uma nova aventura ao redor do mundo está nos planos da Família Schürmann. O roteiro escolhido e a data para o início da próxima expedição ainda são sigilosos, mas já se sabe que os velejadores contarão com um companheiro barriga-verde para navegar pelo planeta. Desta vez, Vilfredo Schürmann, o capitão, decidiu construir o próprio barco. E escolheu Itajaí para transformar o sonho em realidade.

Num estaleiro, às margens do Rio Itajaí-Açu, o novo veleiro começa a tomar forma. Por enquanto, tudo o que Vilfredo revela sobre a embarcação é que terá 24 metros de comprimento e será feita em aço. A velocidade máxima, em dias de bom vento, será de 20 nós, que equivalem a 37 quilômetros por hora. Haverá espaço para até 14 tripulantes.

A escolha de Itajaí, diz Vilfredo, levou em conta a qualidade do trabalho feito pelos estaleiros da região.

— Itajaí é um grande polo náutico brasileiro — diz o capitão.

Esta não é a primeira vez que os Schürmann recorrem aos serviços da indústria náutica local. O veleiro Aysso, companheiro de viagem da família desde a década de 80, passou os últimos dois meses em Itajaí recebendo reparos, antes de zarpar rumo à costa brasileira. A partida está prevista para agosto. Até lá, o Aysso ficará atracado no píer do Centreventos de Itajaí.

Família Schürmann pelo mundo

>> Catarinenses, os Schürmann foram a primeira família brasileira a completar a volta ao mundo num veleiro. A primeira viagem, 10 Anos no Mar, durou de 1984 a 1994, e levou Vilfredo, a mulher Heloísa e os filhos a uma década de aventuras pelos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

>> Entre 1997 e 2000, a família voltou ao mar para refazer a rota de Fernão de Magalhães. A volta ao Brasil ocorreu durante as comemorações dos 500 anos de descobrimento, na Bahia.

O SOL DIÁRIO

Fonte: ClicRBS

One Response to “Família Schürmann constrói novo veleiro em estaleiro de Itajaí”

  1. Gaylord Tubb disse:

    Of course, what a great blog and illuminating posts, I will bookmark your website.All the Best!