Entrar



Defesa Civil alerta para temporais e ressaca no mar em SC

sábado, maio 15th, 2010 by

A população de Santa Catarina, principalmente quem vive em áreas de risco, deve estar alerta para a chegada de uma nova frente fria ao Estado a partir de domingo. Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), o tempo voltará a mudar neste domingo, provocando pancadas isoladas de chuva que deverão se intensificar na segunda e na terça-feira, com o risco de temporal com rajadas fortes de vento e novos alagamentos, principalmente na região oeste do Estado, além de ressacas no mar.

De acordo com a Defesa Civil estadual, a situação no Estado neste sábado é tranquila e as chuvas que castigaram a região na última semana deram uma trégua. Contudo, funcionários do órgão estão percorrendo as áreas mais atingidas pelas enxurradas e vendavais para fazer um levantamento dos prejuízos e do impacto causado à população, com base no qual será montado um plano de auxílio. A hipótese de outras cidades decretarem situação de emergência ainda não está descartada.

Até o início da noite de sexta-feira, 24 cidades catarinenses já haviam decretado situação de emergência e, segundo a Defesa Civil, mais de 266 mil pessoas tinham sido afetadas pelas chuvas. Além de 3.742 pessoas desalojadas e 415 desabrigadas, 26 ficaram feridas. Na cidade de Anitápolis, região metropolitana de Florianópolis, um homem continua desaparecido.

Em alerta desde o último dia 2, a Defesa Civil chama a atenção para que as pessoas observem qualquer movimento de terra ou de rochas, bem como a inclinação de postes ou árvores próximos às residências. Caso note qualquer dessas anormalidades, as pessoas devem deixar suas casas e acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros, pelos números 199 ou 193.

No caso de alagamentos, a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, além de fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Fonte: terra.com.br

3 Responses to “Defesa Civil alerta para temporais e ressaca no mar em SC”

  1. Florenzo disse:

    É parece que a coisa ta feia mesmo ai pra cima… Moro aqui no Rio Grande do Sul, minha prima mora ai… Ela tem uma daquelas filmadoras sony, filmou e me mandou o vídeo… Posso dizer que ta tensa situação por ai… A chuva não cessa e o mar esta com muita ressaca… Fico pensando se esta assim agora imagina se não fizermos nada para tentar cessar a natureza…

  2. Ararê disse:

    O tempo tem mudado muito por aqui, tenho notado principalmente um aumento nos ventos, o que é bom pra quem tem barco a vela, mas não para quem tem lancha.
    E as ressacas tem causado muito estrago aqui no sul da Ilha de Santa Catarina.

    Aliás, é difícil abrir o jornal e não ver uma tragédia em algum lugar do mundo causada pelo “clima”.

    Um abraço,
    Alexandre

  3. play games disse:

    Cool layout of your website and I’m looking to do the same thing for my blog. Do you have any recomendations? Please PM ME.