Entrar



Seis orcas são avistadas no litoral de Santa Catarina

sexta-feira, setembro 21st, 2012 by

Animais estavam a 800 metros da costa, o maior tinha cerca de cinco metros

.

As orcas foram vistas por cerca de sete minutos a 800 metros da costa na praia da Guarda do Embaú

Foto: Leonardo Peters / Especial

.

Cerca de seis orcas foram avistadas a 800 metros da costa na praia da Guarda do Embaú, em Palhoça, na manhã desta sexta-feira. Os animais, conhecidos popularmente no cinema como “baleias-assassinas”, são na verdade da família dos golfinhos e raramente são avistadas tão próximas da praia. Elas são predadoras e podem se alimentar de filhotes de baleia franca, abundantes nessa época em Santa Catarina.

A visita dessa sexta-feira foi rápida. Segundo o fotógrafo Leonardo Pinto Peters, que trabalha com observação de baleias, elas foram vistas por sete minutos. No grupo, estariam um macho, uma fêmea e seus filhotes.

.

Foto: Leonardo Peters

.

— Foi muito rápido, logo elas sumiram no oceano. A fêmea era grande, devia ter uns cinco metros— diz.

Neste ano é a segunda vez que as orcas passam por Santa Catarina. Em fevereiro, pelo menos oito orcas foram avistadas no entre o litoral de Bombinhas e a Ilha do Arvoredo.

— Não há um período certo para ela passar e também não há relação com o período das baleias-francas, elas não estão vindo ao Estado para se alimentar destes filhotes, estão em um ciclo natural da espécie— explica a oceanógrafa e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Luciana Moreira.

Recorde de baleias-francas em julho

De acordo com relatório do ICMBio, a temporada de baleias-francas 2012 está sendo comemorada pelos pesquisadores. Desde julho, início da temporada, já foram avistadas 107.

— Estamos muitos felizes com essa temporada, o primeiro mês surpreendeu com 103 avistagens — diz Karina Groch, diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca.

Aline Rebequi
Fonte: ClicRBS

Comments are closed.