Animais estavam a 800 metros da costa, o maior tinha cerca de cinco metros
.
As orcas foram vistas por cerca de sete minutos a 800 metros da costa na praia da Guarda do Embaú
Foto: Leonardo Peters / Especial
.
Cerca de seis orcas foram avistadas a 800 metros da costa na praia da Guarda do Embaú, em Palhoça, na manhã desta sexta-feira. Os animais, conhecidos popularmente no cinema como “baleias-assassinas”, são na verdade da família dos golfinhos e raramente são avistadas tão próximas da praia. Elas são predadoras e podem se alimentar de filhotes de baleia franca, abundantes nessa época em Santa Catarina.
A visita dessa sexta-feira foi rápida. Segundo o fotógrafo Leonardo Pinto Peters, que trabalha com observação de baleias, elas foram vistas por sete minutos. No grupo, estariam um macho, uma fêmea e seus filhotes.
.
.
— Foi muito rápido, logo elas sumiram no oceano. A fêmea era grande, devia ter uns cinco metros— diz.
Neste ano é a segunda vez que as orcas passam por Santa Catarina. Em fevereiro, pelo menos oito orcas foram avistadas no entre o litoral de Bombinhas e a Ilha do Arvoredo.
— Não há um período certo para ela passar e também não há relação com o período das baleias-francas, elas não estão vindo ao Estado para se alimentar destes filhotes, estão em um ciclo natural da espécie— explica a oceanógrafa e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Luciana Moreira.
Recorde de baleias-francas em julho
De acordo com relatório do ICMBio, a temporada de baleias-francas 2012 está sendo comemorada pelos pesquisadores. Desde julho, início da temporada, já foram avistadas 107.
— Estamos muitos felizes com essa temporada, o primeiro mês surpreendeu com 103 avistagens — diz Karina Groch, diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca.