Encontros, que terão a participação da sociedade, ocorrerão em três cidades
ICMBio diz que estaleiro provocará problemas ambientais Foto: Hermínio Nunes
A chance de questionar e tirar dúvidas sobre a instalação de um estaleiro em Biguaçu, na Grande Florianópolis, acontecerá em três audiências públicas previstas para os dias 20, 21 e 22 julho. A OSX, empresa que pretende fazer o investimento, foi autorizada pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) a promover o encontro.
Conforme um comunicado da OSX, divulgado nesta segunda-feira, as audiências devem acontecer em Biguaçu, Governador Celso Ramos e Florianópolis.
Na última semana, depois de estudar o novo relatório encaminhado pela OSX, com informações complementares sobre o a instalação do estaleiro em Biguaçu, o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) manteve seu parecer inicial, contrário ao empreendimento.
Nesta segunda-feira, a OSX apresenta recurso à ICMBio, em Brasília. A empresa defende que a decisão regional não tem caráter definitivo e não responde tecnicamente aos estudos ambientais apresentados pela empresa.
A regional Sul do ICMBio se manifesta contrária à escolha do local em função dos problemas que o empreendimento vai causar para as três unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim, Estação Ecológica de Carijós e Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.
DIARIO.COM.BR
Agora o estado e os municípios terão a chance de discutir se realmente querem o desenvolvimento a qualquer custo. Com certeza o estaleiro ajudaria a desenvolver economicamente a região, mas é bom lembrar que o local escolhido para a implementação do estaleiro é cercado de áreas de preservação e reservas ecológicas. E que são ecossistemas frágeis e únicos no estado. É hora de ouvir a população e saber o que pensam a respeito.