Entrar



HÉLICE – O PERIGO ESCONDIDO

sábado, dezembro 8th, 2012 by

HÉLICE – O PERIGO ESCONDIDO

A maioria dos acidentes envolvendo hélices PODEM ser evitados.

Uma hélice típica com três pás girando a 3.200 RPM pode infligir 160 impactos em um segundo. Isto pode causar ferimentos graves e até morte.

As hélices representam um risco que pode ser facilmente ignorado simplesmente porque as mesmas estão sob a água, ou seja, “fora da vista e fora do pensamento”.

As pessoas embarcadas devem manter seus braços e pernas dentro da embarcação.

Dicas de segurança para os condutores de embarcações:

– O condutor é responsável pela segurança de seus passageiros, devendo estar sempre vigilante e considerar que a área no entorno das hélices como “zona de perigo”.

– Instrua os passageiros sobre a localização das hélices e o perigo representado pelas mesmas. Mostre enfaticamente a “ZONA DE PERIGO”.

– Antes de dar partida nos motores do barco, vá até a popa e observe o entorno para ter certeza de que não há ninguém perto das hélices (pessoas perto das hélices podem não ser visíveis do timão).

– Designe um passageiro para vigiar o entorno das hélices do barco quando pessoas estiverem na água nas proximidades da embarcação.

– Nunca permita que passageiros embarquem ou desembarquem – oriundos ou para a água -quando os motores estiverem funcionando e as hélices girando.

– Esteja alerta quando operando em áreas congestionadas e mantenha-se afastado de áreas de banhistas (respeite as regras de tráfego).

– Nunca permita que passageiros transitem na proa ou em outros locais onde possam cair ao mar.

– Crianças devem ser cuidadosamente vigiadas enquanto estiverem a bordo e, preferencialmente, devem estar vestindo coletes salva-vidas.

– Estabeleça regras claras para o uso da plataforma de popa, escadas de embarque e assentos (se possível, passageiros devem permanecer sentados todo o tempo em que a embarcação estiver em movimento).

– Se alguém cai no mar, PARE! Em seguida, guine lentamente a embarcação, mantendo a pessoa à vista enquanto você se aproxima. Designe um passageiro para vigiar continuamente a pessoa na água. Pare os motores quando se aproximar para o recolhimento da pessoa na água.

– Nunca dê máquinas atrás para recolher alguém da água.

Fonte: CPSC

.

.

Comments are closed.