Entrar



Justiça permite que holandesa de 14 anos veleje sozinha

terça-feira, julho 27th, 2010 by
A jovem pretende viajar ao redor do mundo em seu barco, chamado de Guppy – Foto: AP

Um tribunal holandês de Middelburg aprovou nesta terça-feira o pedido da adolescente Laura Dekker, 14 anos, para velejar sozinha. Desde que tinha 13 anos, Laura tentava obter a permissão para tentar se tornar a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo em um barco. As informações são da agência AP.

“Com esta decisão, a responsabilidade de Laura fica com os pais”, disse o juiz S. Kuypers. “Cabe a eles decidir se Laura pode zarpar em sua viagem de barco”, afirmou o magistrado. Os pais de Laura, que são separados, dizem apoiar o plano da filha.

O caso de Laura Dekker provocou polêmica quando, aos 13 anos, a adolescente tentou a permissão judicial para viajar sem os responsáveis. Na época, a Vara de Família de Middelburg impôs uma ordem de tutela impedindo que a jovem viajasse. A ideia de Laura provocou um debate no país sobre o quanto os pais devem apoiar ou incentivar os sonhos de seus filhos.

A jovem não foi ao tribunal nesta terça-feira, mas seu advogado, Peter de Lange, disse que ela ficaria encantada com a decisão. “Ela vai ficar incrivelmente feliz com isso”, disse Lange. “A justiça foi feita”, afirmou o advogado, que também disse que Laura pode ir para seu ponto de partida na viagem, em Portugal, dentro de duas semanas.

O Conselho de Proteção da Criança pediu ao tribunal para prorrogar por mais um ano de uma ordem de tutela que havia impedido a adolescente de velejar no ano passado. O órgão do governo holandês estuda se entrará com um recurso na Justiça.

A jovem Laura Dekker, 14 anos, posa para fotos em seu barco, Guppy, onde pretende dar a volta ao mundo sozinha – Foto: AP
Fonte: Terra

Comments are closed.